Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de julho de 2011

RPG. Sistemas!


Como foi prometido na semana passada o post de hoje será sobre AD&D (AdvancedDungeons&Dragons), mas vamos dar um pequeno retrocesso antes.

D&D 1° edição3° volume
Como já foi dito, Ernest Gygax e Dave Arneson (Está bem eu sei, vocês devem pensar que esses dois sempre estão envolvidos, mas vamos falar só mais um pouquinho deles) criaram um novo senário de fantasia medieval, mas no início o RPG não foi chamado de role-playing naquele momento. A primeira edição de D&D foi chamada “Fantasia Medieval Wargame, com todos os ajustes feitos eles deram ao publico o D&D (Dungeons&Dragons).

Que posteriormente passou a ser AD&D (AdvancedDungeons&Dragons) e que retornou a ser chamado de apenas D&D (Dungeons&Dragons)

Desde então o D&D passou por varias mudanças em suas regras, mas duas coisas eram uma constante, seu sistema ainda era centrado em um D20, um dado de 20 lados, isso mesmo crianças e essa forma geométrica se chama: ICOSÁGONO (RPG também é cultura).

 E também a sua temática, um pequeno grupo de aventureiros com uma missão em comum. Um ótimo exemplo é o desenho da década de 80 chamado: Caverna do Dragão, onde sua temática é completamente baseada nas regras do D&D.


Um grupo de jovens é transportando para um novo mundo, onde la, eles tem que superar vários desafios para poderem retornar ao seu mundo. A grande sacada desta animação é que o episódio final não está na TV e sim em um livro, onde os jogadores podem tomar as decisões dos personagens e definir qual vai ser o destino daquele grupo de jovens e da pequena Uni.

Imagine só o numero de finais alternativos que se pode imaginar.

Em suas inovações o D&D acrescentou várias raças para que os jogadores não fiquem limitados apenas para jogar com humanos, e as principais raças do D&D
são:

Anão – Lendários por sua resistência e força de vontade, os anões são guerreiros indomáveis e mestres artífices. Os reinos dos anões são poderosas cidades nas montanhas.

Draconato – São humanoides draconicos orgulhosos e honrados. Eles vagam pelo mundo como mercenários e aventureiros. Eles são fortes e tem habilidades semelhantes as dos dragões.

Eladrin – Uma raça magica e graciosa, nativa da Agrestia das Fadas (sela la onde for isso). Esse povo aprecia a magia arcana, a esgrima e as obras perfeitas em metal e joias.

Elfos – Os elfos são parentes dos Eladrins, mas moras nas profundezas das florestas e nas clareiras silvestres do mundo, apreciando a beleza da natureza.

Halflings – A menos das raças civilizadas, são um povo corajoso astuto e adorável.

Tiefilings – São descendentes de ancestrais humanos que barganharam com poderes abissais. (ta vendo foi se meter com quem não devia)

Devas – São nobres e virtuosos que buscam atingir a perfeição por meio de um ciclo interminável de reencarnações.

Gnomos – São descendentes de fadas pequenos e furtivos que apreciam a sagacidade mental e a habilidade de passarem despercebidos.

Golias – Eles encaram a vida como uma grande competição. Vivem nas altitudes montanhosas, viajando com grupos migratórios de alces e outros animais de caça.

Meio-Orcs – Combinam as melhores características dos humanos e orcs e são fortes, decisivos e habilidosos.

Ferais – Eles carregam, mesmo que diluído o sangue de licantropos. No calor da batalha, eles canalizam sua fera interior, libertando a selvageria. São predadores que definem o mundo em termos simples: Existem os caçadores e existem as presas. (e eles nunca são a presa).

A evolução RPG teve início com sua primeira publicação em 1975 e teve sua mais nova versão lançada 33 anos depois em 2008 o D&D 4.0, onde soluciona vários problemas mecânicos de personagens e ainda se mantém como um dos sistemas mais vendidos do mundo.


Obrigado pessoal, até semana que vem.


By: Moisés Paiva 

           

1 comentários: