Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

Uma lenda de sucesso que deu origem a um sucesso maior.

Os dois Son Gokus lado a lado

 O nome Son Goku ficou famoso na série Saiyuki (baseado no 西遊記 (Journey to the West) de Wu Cheng'en (1590s), Relato da Jornada para o Oeste, ou Hsi Yu Chi em chinês), de Kazuya Minekura, romance épico escrito na China no século 16.


A lenda conta que Son Goku, também chamado de Rei Macaco era um macaquinho diabólico que mora no céu nascido da rocha onde a aura da Terra fora recolhida. Seu cérebro era cheio de pensamentos sobre comida e jogos.


Para pagar os crimes que ele cometeu quando era jovem, foi preso nas rochas, durante quinhentos anos sem envelhecimento. Ele não tem memória do que lhe aconteceu quinhentos anos atrás. Era o rei dos macacos, dotado de enorme força, imortal e invulnerável. Sua forma original, conhecida como "Seiten Taisei" (ou "Grande Sage, Equal to Heaven"), é revelada quando seu diadema de ouro é removido ou quebrado. Também tinha a seu favor várias armas e artes mágicas, como o Nyoibô, um bastão que podia se esticar até o infinito e o Kintoun, a arte de voar montado em uma nuvem. Ele ainda podia se transformar no que quisesse e criar mini-cópias suas a partir de seus pêlos.

Para que Son Goku possa retornar ao mundo celestial precisa fazer boas ações, e uma delas é ajudar o monge Genjo Sanzou em sua jornada religiosa pela iluminação espiritual. No meio do caminho ele vai fazendo aliados, como um peixe sagrado e o porco Cho Hakkai (mais valente que Oolong!).

Akira Toriyama baseou-se nessa lenda para criar todo o universo de Dragon Ball. Já as esferas do dragão são uma invenção do próprio Toriyama, e foram colocadas no desenho apenas para fazer o novo Goku cumprir uma jornada parecida atrás dos pedidos do Dragão Shen Long.

E por falar em Dragão, essa é uma outra lenda. Na China, o dragão não é um monstro horrendo que faz mal às pessoas. Pelo contrário, ele traz prosperidade, o que significa ter muita felicidade e conseguir realizar todos os desejos durante a vida.



Esperamos que tenham gostado. Tenham um bom dia!
By: David Oliveira

1 comentários: