Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A simbologia do mar para os japoneses

O mar que rodeia todo o território japonês é mais o que um elemento de aspecto físico constituinte da paisagem para os japoneses. Quando se fala em mar do Japão logo vem a nossa mente os tsunamis, afinal essas ondas sísmicas “nasceram” no mar nipônico.Entretanto para os japoneses o mar, não significa apenas catástrofes. O mar é um elemento forte da natureza, e bastante respeitado.

Os japoneses devem ao mar seu isolamento, formando uma barreira contra invasões, o mar permiti-lhes desenvolver-se nesse isolamento, e criar uma cultura influenciada de maneira incomparável pelo meio.

As aguas que protegem o Japão, e o servem por vezes o açoitam impiedosamente. Essa capacidade para o bem e o mal é reconhecida em uma cerimônia sem paralelo de consulta aos augúrios, no mar buscando pressagiar o futuro.


No dia 5 de janeiro de cada ano uma grande rocha é “casada” com outra pequena, em certa baia, nas vizinhanças de Ise (cidade litorânea japonesa). As duas pedras são atadas por uma corda de palha. Depois de ficar exposta um ano a violência do mar, a corda é inspecionada: se estiver rompida, significará tempos amaldiçoados; se estiver está predizendo que não chegará dias felizes.


O misterioso e imenso mar sempre carregou histórias de criaturas mitológicas e fantasiosas, é possível visualizarmos o presente mito dessas criaturas marinhas em antigas pinturas japonesas ou até mesmo em fatos recentes como os animes.
Em um episódio do Anime Yu-gi-oh, (O Deus do mar), Yu-gi e seus amigos conhecem um duelista “O deus do mar”que possui cartas de criaturas marinhas,ele usa toda a sobriedade do mar para duelar, mas como sempre Yu-gi, vence o duelo.
 Também é no mar que a população japonesa tira seus alimentos. O Japão é o maior produtor de peixe do mundo e também o maior consumidor.Onde também acontece o leilão de atum mais famoso do mundo. O atum é o peixe mais apreciado pelos japoneses, um quilo de atum pode custar quarente reais. Como vimos, para os japoneses tudo está relacionado com o mar, o bem e o mal, a vida e a morte.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário