Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de março de 2012

Tsukuyomi-no-kam ( Deus da Lua) e Kaguya Hime (a princesa da lua)

Segundo a Mitologia Japonesa, Tsukuyomi-no-kam nasceu de um espelho feito de cobre branco. O espelho é um dos símbolos da casa imperial japonesa. Tsukuyomi-no-kam, irmão de Amaterausu “a deusa sol”(reveja a postagem: http://ecamideipu.blogspot.com/2011/09/deusa-sol-no-mito-xintoista.html), vive sentado de costas para ela, ele também é um das três crianças sagradas, que nasceram do deus Izanagi.


Há ainda, outra lenda sobre o nascimento do deus da lua, tenha nascido do olho direito de Izanagi, (reveja a postagem: http://ecamideipu.blogspot.com/2012/02/criacao-do-mundo-segundo-mitologia.html) e sua irmã Amaterasu nasceu do olho esquerdo.
No Japão a lenda de Kaguya Hime conta a história fascinante da princesa Kaguya que nasceu de um bambu dourado.

A lenda conta que um pobre camponês cortava bambu, quando de repente cortou um bambu dourado. Algum tempo depois o camponês encontrou um bebê no meio do bambuzal. O homem levou a criança para sua casa, onde a criou com a ajuda de sua esposa. Com o passar do tempo, Kaguya se transformou em uma linda moça, e sendo tão bela tinha vários pretendentes. Cinco rapazes se candidataram a ser seu esposo.
A jovem não desejava nem um dos pretendentes como marido, então decidiu pedir presentes aos rapazes, que lhe trouxe o que ela exigia seria seu esposo.
Ao primeiro ela pediu um vaso que seria encontrado em um templo bem alto, que ficava nas montanhas. O rapaz tentou, mais a montanha era muito íngreme, então ele desistiu, e levou para Kaguya um vaso falso, ela logo descobriu e mandou o rapaz embora!
Para o segundo ele pediu um ramo de ouro que dava frutos de perolas que existia apenas na Montanha Horai. O rapaz era rico, e mandou que fosse feito para sua amada a replica do ramo de ouro, que mais tarde levou para Kaguya, que ficou impressionada e aceitou casar-se com o rapaz, entretanto na hora do matrimonio a farsa foi descoberta, pois o joalheiro apareceu durante a cerimonia do casamento e cobrou pelo serviço.

Kaguaya, percebendo a mentira do noivo desistiu do casamento.
O terceiro rapaz ela pediu o manto invisível de Tengo (uma planta mágica que existe na floresta), mas o rapaz também fracassou. Ao quarto rapaz ela pediu uma moeda que ficava pendura no pescoço de um dragão, o rapaz também acabou desistindo.
Para o quinto rapaz foi pedido um pássaro raro, mas o rapaz também não conseguiu atender o desejo de Kaguaya.
Quando a jovem percebeu que nenhum homem na terra seria capaz de satisfazer suas vontades, ela decidiu revelar a seus pais adotivos toda a verdade. Contou-lhes que ela era a princesa da lua e não pertencia a este mundo, a jovem então subiu ao céu, tomada por vestes brancas e resplandecentes. Desde então, casal de velhinhos passaram a olhar todas as noites para a lua, tentando ver sua “filha”, e fizeram isso até o ultimo dia de suas vidas!

A lua sempre teve influencias sobre a imaginação e tradição dos japoneses, 
sendo considerado um deus, a lua sempre figura personagens em animes, como em Sakura card captors, anime no qual Sakura, uma garota de 10 anos, estudante da fictícia cidade japonesa de Tomoeda, que abre um misterioso livro, o Livro Clow.
Do livro Clow  saem 19 cartas magicas levadas por uma tempestade de vento causada pela mágia da carta Vento, libertada quando Sakura leu o seu nome. A série termina quando, Yukito revela-se que ele seria um alter-ego de Yue, um guardião Cujo dever é testar os Cardcaptors. Yue tem como astro de poder a Lua, e suas cartas regentes principais são Trevas, Vento e Água.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário