Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O J-Rock...

D Band

      Olá pessoal. Como vocês sabem o povo nipônico é extraordinário e famoso por sua rica cultura. Uma peculiaridade desse povo é apresentar-nos sempre uma versão própria para quase tudo. Bem, com o bom e velho Rock ‘n’ Roll não poderia ser diferente, não é verdade? E é por isso que trazemos essa postagem lhes oferecendo um pouco sobre o J-Rock.
X-Japan, considerada por muitos como a maior banda de Rock do Japão
    Para começar, J-Rock é a abreviatura para Japanese Rock, que significa o movimento Rock japonês de uma forma geral. Na realidade, Qualquer banda de Rock, Pop ou Heavy Metal que exista por lá pode receber o título J-Rock (incluindo até as que não cantam em japonês). “Não se trata de um estilo, mas apenas de uma má difusão generalizada da palavra. Há ainda quem acredite na hipótese de “marketing” da indústria japonesa, como forma de divulgar seus artistas ao redor do mundo, de maneira exclusiva e com mais força.”
      O movimento surgiu nos anos 80, se consolidou nos anos 90 e desde a virada do século vem servindo como material de exportação nipônica. “Trata-se do visual kei (linhagem visual). Inspirado por artistas do Gótico, Punk e do Glam Rock americano, a cena visual ganhou tal nome exatamente pelo figurino de seus músicos, que usavam roupas e maquiagens chamativas pra causar impacto em uma sociedade mega-conservadora. Também era uma forma de sugerir o resgate e expressão dos sentimentos individuais, uma vez que o Japão pós-guerra tornou cada cidadão sinônimo de igualdade entre as massas (a economia do país se reergueu, porém, ao custo do sacrifício particular de seu povo). E assim, o visual kei levantou ideologicamente uma proposta de revolução no meio – principalmente entre os jovens – tal como outras vertentes do Rock já haviam buscado em diversas outras partes do mundo.”








                                                                                                             Editado de: willzing.wordpress.com
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário