Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Templos Japoneses


Olá amigos, hoje vamos conhecer a singularidade dos Templos Japoneses, a ligação dos templos com a religiosidade, simbologia e importância dessas construções no espaço que ocupam e na história da civilização nipônica, constituindo um legado histórico para a humanidade.



Espalhados por todo o arquipélago japonês, os templos são mais que uma expressão do xintoísmo e do budismo, as duas maiores religiões do país. Presentes tanto na agitação dos grandes centros urbanos, como Tokyo, quanto nas ilhas paradisíacas, como Miya-jima, os cerca de três mil templos japoneses são símbolos da cultura e da identidade nacional.
Uma das maiores manifestações populares do país é o hatsumode, a primeira visita do ano a um templo budista ou xintoísta, que acontece no O shogatsu, o Ano-Novo japonês. Na primeira semana de janeiro, os templos ficam lotados de pessoas que fazem ora­ções para garantir saúde e sorte para o ano todo. Além do aspecto religioso, os templos também são pontos turísticos importantes, pois revelam a riqueza da arqui­tetura e arte japonesas. Conheça a seguir templos que, pe­la cons­trução única e beleza, con­­tam a história do Japão.
 


Alguns Templos famosos no Japão


Yasaka  templo xintoísta de, em Kyoto, é um exemplo remanescente de 1868, época em que xintoísmo e budismo andavam juntos. Uma das maiores atrações do templo ocorre em julho, quando Yasaka abriga o festival de Gion, um dos mais belos espetáculos de Kyoto, surgido no século 14 para purificar e livrar a população do calor e umidade do verão.

 Itsukuhims com um torii situado em pleno mar, em meio à na­tureza deslum­brante da ilha de Myia-jima, faz desse templo  um dos mais belos do país. Desde o século 6, divindades mari­nhas eram veneradas no local. Conhecido também como templo flutuante porque, à noite, seus corredores suspensos ficam iluminados por lanternas, em um espetáculo incomum.  
 
Todai-ji ainda é consi­derado a maior construção em madeira do mundo. O grande portão sul do templo, Nandai-mon, é guardado por dois deuses, cada um com 7 metros de altura. No hall prin­cipal, está à ima­gem de Ru­shana Buddha, o Daibutsu, a maior estátua em bronze do Japão, que foi reconstituída inúmera vezes por cau­sa de terre­motos e incên­dios.

 Heian Jingu homenageia dois imperadores: Kammu, o responsável pelo estabe­leci­mento da capital de Heian, e Komei, o últi­mo imperador a governar da cidade de Kyoto e que, após um movimento popular, passou a ser reve­renciado no templo xintoísta. Estilo chinês, com grandes halls em laranja e branco.
 
 Kiyomizudera  ossui uma plataforma de ma­deira que fica sus­pensa sobre um vale. Sua cons­trução é bastante antiga, datando de 778, quando um monge visio­nário encon­trou uma fonte de águas claras, kiyomizu. Acredita-se que a água da cachoeira de Otowa, que corre no tem­plo, pode curar doenças. 



Toshogu foi cons­truído no século 15, atendendo a um pedido feito em tes­tamento por Tokugawa Ieyasu, o primeiro xogum e unificador do Japão, morto em 1616. A construção teve início no ano seguinte, mas Iemitsu, o terceiro xogum do clã Tokugawa, achou que o local não estava à altura da notoriedade de seu avô e deu ordem para que recebesse uma decoração ainda mais grandiosa. As obras foram concluídas em 1634, resultando em um design e estilo únicos. 


Senso-ji, também conhe­cido como Asakusa Kannon, é um ver­dadeiro cartão-postal da capital ja­ponesa, com suas lanternas enormes decoradas e o portão laqueado de ver­melho na entrada sul. Fundado no século 17 em homenagem a Kannon, a deusa da Piedade, o templo budista tem seus portões guardados pelos deuses Raijin, deus do Trovão, e Fujin, deus do Vento, no Portão do Trovão, ou Kaminari-mon. Ao norte do Asakusa Kannon, está o portão Hozo-mon. Guardiões dos tesouros do templo, sutras chineses do século 14, são ainda mais imponentes que os do Portão Kaminari-mon.




O Templo do Pavilhão Dourado

Essa magnifica construção além de imagem de plano de fundo do nosso blog é um dos mais importantes templos japoneses. (Kinkaku-ji), situado na cidade de Kyoto o templo Rokuon-ji (Kinkaku-ji), rodeado pelo lago Kyōko-chi (lago espelhado), com o pavilhão coberto por folhas de ouro exceto o chão, e no telhado há uma fênix dourada, que se trata de uma fênix chinesa, como sabemos o Japão recebeu grande influencia da China, sobretudo quando se fala em arquitetura. 

O Templo já foi incendiado por um monge budista um tanto desequilibrado, e recentemente passa por reformas constantes, desse modo sendo preservado em sua forma original.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário