Total de visualizações de página

sábado, 21 de janeiro de 2012

Janis Joplin: uma imortal para a música




                Dia 19 de janeiro é, sem dúvidas, uma data especial para os fãs de rock n’ roll.
                Você deve estar se perguntando: mais porque este dia seria tão especial?
               Chegava ao mundo de cidade Port Arthur no Estado do Texas a pequena Janis Lyn Joplin que mais tarde seria considerada a “Queen of the Rock N' Roll”.
                Janis Joplin foi uma cantora e compositora estadunidense consagrada como "a maior cantora de blues e soul da sua geração". Ela nasceu em 1943, cresceu ouvindo blues e, no início da década de 1960, ingressou na Universidade do Texas onde começou a tocar com seus amigos e logo impressionou a todos com a sua marca: sua voz.
                 A cantora mudou-se para São Francisco em 1963 onde começou a ter problemas com o consumo excessivo de drogas e álcool, coisa que ganhou mais importância do que sua própria carreira, o que acabou destruindo com sua saúde.
                Janis sempre foi influenciada por grandes nomes do jazz e do blues como Aretha Franklin, Tina Tuner e Bessie Smith. Isso foi suficiente para que ela, com sua poderosa voz, fosse lembrada como um dos ícones do rock psicodélico (de influência cultural hippie) e dos anos 60.
                A cantora se tornou vocalista da banda Big Brother & The Holding Company (foto ao lado) com o qual lançou um álbum homônimo em 1967, que fracassou pela falta de sucesso de seus primeiros singles. Contudo, essa trajetória estava prestar a mudar com o lançamento de Cheap Thrills, em 1968, do qual saiu seu maior sucesso: Piece of My Heart, música consagrada ao topo de singles da Billboard por oito semanas.


                A cantora saiu da banda Big Brother & The Holding Company no final de 1968 para formar a banda Kozmic Blues Band, com quem gravou seu terceiro álbum de estúdio, I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! - premiado com disco de ouro – e com quem se apresentou na memorável apresentação no Festival de Woodstock (foto ao lado).
                Meses depois, com a dissolução de sua banda, ela forma Full Tilt Boogie Band, cujo trabalho resultou o seu último álbum de estúdio, Pearl. Infelizmente, a cantora não pode participar dos trabalhos de lançamento deste álbum.

                No dia 03 de outubro de 1970, Janis visitou o seu estúdio para ouvir o instrumental da música Buried Alive in the Blues para o álbum, cuja gravação dos vocais estava agendada para o dia seguinte. Então, no dia 04 de outubro de 1970, ao não comparecer ao estúdio, John Cooke encontrou Janis morta em seu apartamento, em Los Angels, vítima de overdose de heroína, combinada com a ingestão de álcool. Seu corpo foi cremado e as cinzas jogadas ao Oceano Pacífico. 
 

                O álbum Pearl (capa ao lado) foi lançado seis meses após sua morte com destaque para as canções Me and Bobby McGee, cover de Kris Kristofferson, e Mercedes Benz, sua última gravação.

"Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã."                              __ Janis Joplin


                Janis é lembrada ainda hoje por sua voz e o tema de dor e perda em sua composição. Seu legado ainda pode ser sentido, em atitude e som, nos dias atuais em muitas mulheres de peso do rock como Amy Lee, P!nk e Taylor Momsen (imagem abaixo), fãs incondicionais e promotoras do estilo Janis Joplin.



 Que sua voz e seu encanto ecoem por todo o universo musical. Até a próxima galera, enjoy =)

 
> Piece of my heart, de Cheap Thrills

> Mercedez Benz, de Pearl

> Me and Bobby McGee, de Pearl


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário