Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um Vulcão Sereno (Monte Fuji)

Um aspecto da natureza vem sendo, de longa data, o símbolo do Japão. O Monte Fuji, o mais alto dos 200 vulcões existentes no país. É um misto de força espetacular e suave beleza, embora sua última erupção tenha ocorrido a cerca de 300 anos, e seu cone quase simétrico, exprime a pureza estética tão apreciada pelos japoneses.


Em séculos passados, julgavam os japoneses que o Monte Fuji era “o começo do paraíso e da terra, o pilar da nação”. Peregrinos escalavam até o topo, entoando preces. E miniaturas desse monte eram adoradas, em outras partes do Japão. O Monte Fuji, também é conhecido por ser um dos mais importantes xintais, que de acordo com a religião xintoísta, é um “lugar” onde os deuses repousam Seu papel religioso acha-se, hoje em dia, muito reduzido. Todavia, uma excursão até o alto do monte Fuji, para assistir o nascer do sol, ainda é experiência muito apreciada.

O Monte Fuji, sem dúvida é um dos mais famosos cartões postais do Japão, aparecendo sempre em pinturas características japonesas, objetos, como leques e até, mesmo estampado em roupas.

A divindade do Monte Fuji

Por volta do ano mil, começaram a morrer muitas pessoas no Japão, mortes que não tinham explicações e doenças sem causas e sem curas. A mãe de um jovem camponês ficou doente, o jovem chamava-se Yosoji, o rapaz desesperado em busca de cura para sua mãe, procurou um mago chamado Komo no Ymakiko. Que lhe disse para procurar um riacho a sudoeste do Monte Fuji, onde existia na nascente do riacho um santuário dedicado a Okinaga Sukune, deus da longevidade.
O rapaz atravessou a floresta em busca da nascente do santuário, cercado de perigos, o rapaz ao longo de sua caminhada deparou-se com uma bela moça trajada de branco. A jovem pediu que Yosoji a acompanhasse e os dois foram andando até que chegaram em um local que havia um Tori ( um portal feito de madeireira que é bastante comum em locais sagrados como templos).
Ao encontrarem a fonte a moça disse ao jovem Yosoji que bebesse um pouco e levasse também para sua mãe. E assim ele fez alguns dias depois sua mãe estava curada, e o rapaz foi novamente até a fonte onde coletou mais água e deu para todos que estavam doentes, as pessoas se curaram, e todos estavam contentes.
Yosoji decidiu voltar à fonte e agradecer a jovem por tê-lo guiado, quando o rapaz chegou deparou-se com a fonte seca, pondo-se em lagrimas. 
Yosoji decidiu voltar à fonte e agradecer a jovem por tê-lo guiado, quando o rapaz chegou deparou-se com a fonte seca, pondo-se em lagrimas. Quando uma luz ofuscou seus olhos e ele viu no horizonte a bela jovem que havia o ajudado, ela estava sentada em uma nuvem,onde subiu até o alto de monte Fuji e jogou para o jovem um ramo de camelhas, Yosoji descobriu que a jovem era a deusa Sengen-sama, a divindade do Monte Fuji.
 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário