Total de visualizações de página

domingo, 29 de janeiro de 2012

A história do Kickboxing

O surgimento do kickboxing data da década de 1970, nos EUA, época em que alguns caratecas tradicionais não se contentavam com as competições convencionais, que não permitiam um contato pleno. Por isso, começaram a improvisar protetores nos pés e mãos, com os quais podiam praticar, sem risco de lesões, o que logo passaram a chamar de "karatê full contact" (karatê de contato total).
 Como esta modalidade tinha características distintas do karatê de competição, chegou-se à conclusão de que tratava-se de um outro tipo de luta, que então ficou conhecido como "full contact". Por tratar-se de uma novidade no âmbito das artes marciais, a modalidade também foi comparada a uma espécie de "chutar boxeando" - daí, o surgimento de outra denominação: kickboxing.
  
O primeiro campeonato mundial de kickboxing, ainda como esporte amador, foi realizado em 1974, em Atlantic City (EUA). Só a partir desta iniciativa é que o esporte começou a se expandir e ganhar reconhecimento no circuito internacional das artes marciais.
 Atualmente, o kickboxing postula o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI) para ser aferido como modalidade olímpica - o que, acredita-se, está bem próximo de acontecer. Na escalada para obter este reconhecimento, o esporte esteve presente nos Jogos Africanos e nos Jogos Asiáticos Indoor, em 2007, e tem presença confirmada nos Jogos Mediterrâneos Indoor, em 2009. Prova de sua popularidade foi a realização das duas etapas do Campeonato Mundial de 2007, em Belgrado (Sérvia e Montenegro) e Coimbra (Portugal), reunindo cerca de 1,8 mil atletas oriundos de 80 países - entre eles, o Brasil.
 
A WAKO
Fundada em 1971, a World Association of Kickboxing Organization (WAKO) é a única federação do gênero a obter o reconhecimento da General Association International Sports Federation (GAISF). Com isso, goza do direito exclusivo de desenvolver, divulgar e fiscalizar a prática do Kickboxing no mundo. Presidida por Enio Falsoni e com sede administrativa e financeira em Milão (Itália), a WAKO já está presente em 117 países do mundo.
Uma das representações mais recentes é a do Japão, fundada e presidida pelo professor brasileiro Fábio Yoshinaga - que reside no arquipélago há mais de 10 anos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário