Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Hashi


Olá amigos! O hashi é talvez um dos objetos mais conhecidos e usados pelos japoneses que tem grande popularidade e a maioria das pessoas no mundo utilizam.


Para entendermos como o hashi se tornou tão popular temos que avaliar historicamente o seu uso. Não se sabe quando ele passou a ser utilizado, há registro do uso desses utensilios, em aproximadamente 1600 antes de Cristo. Utilizado também por vários países asiáticos como a China, a Coreia e outros do sudeste da Ásia. 
O mundo passou a conhecer o hashi quando os portugueses chegaram ao Japão, pra quem não sabe eles foram os primeiros europeus a pisar em solo nipônico, e como a moda no século XVII era expansão marítima e as grandes navegações os português abordaram o Japão com o intuito de coloniza-lo, entretanto se depararam com uma civilização unificada e organizada economicamente, com estruturas de classes e atividades econômicas. Os portugueses então negociavam roupas e especiarias, deslumbrados pelo estilo de vida dos Japoneses, negociavam mercadorias as quais trocavam, sobretudo por grandes navios mercantes que interessavam bastante os japoneses.
Essas negociações renderam gentilezas para os portugueses, que foram convidados para refeições. Há relatos que foram recebidos por monges budistas, que acharam repugnantes os modos dos europeus, enquanto os japoneses utilizavam o hashi para comer os portugueses comiam com as mãos as quais eram limpas em guardanapos.



O hashi só se popularizou depois da segunda guerra mundial com a ocupação americana, com o capitalismo no comando e a globalização, a cultura e os produtos japoneses se espalharam pelo o mundo. Os restaurantes japoneses se espalharam por todos os continentes, o sushi e o sashimi se popularizam caindo nas graças de apreciadores da gastronomia, e claro, essas comidas tão típicas do Japão são servidas com “talheres” tradicionais, o hashi.
O hashi tem geralmente cerca de vinte centímetros de comprimento, maiores que isso, é utilizado para servir alimentos, e também para atiçar braseiros nos quais são utilizados carvão e lenha. A maior parte deles é feito de madeira, mas também são utilizados, ossos, marfim e prata. A arte de utilizar o hashi para comer é bastante fácil, só precisa de prática, é como andar de bicicleta: a gente nunca esquece! É comum ver pessoas comendo em restaurantes japoneses com ligas plásticas prendendo o hahi para que ele não se solte, ou até mesmo usam garfo ou comem com a mão, atitude que não agrada em nada os japoneses tradicionalistas! Mas o que realmente importa é apreciar o sabor da gastronomia japonesa que é tão diversificada e exótica!
 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário