Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

História do Muay Thai



    O Muay Thai, que também é conhecido como Thai Boxing em alguns países, como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido no Brasil como Boxe Tailandês, é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. Sistematizada aproximadamente em 250 a.C.
    A origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai. A mais aceita pela maioria dos Mestres de Muay Thai e também por vários historiadores Tailandeses (Bangkok & Ayudahya University) é a que resumimos a seguir.
    A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tse na China Central. Descendentes diretos dos antigos guerreiros mongóis. Eles migraram da região onde atualmente é a China, para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de terras férteis para agricultura, escapando do expansionismo Chinês e sua implicações bélicas.
    Do seu local de origem, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores Feudais Chineses. Para protegerem-se, para formar suas milícias, eles sistematizaram as várias técnicas de lutas das tribos que compunham o povo Thai, em um método de luta chamado "Chupasart" (que tambem era um manual de treinamento) Este método de luta e autodefesa, eminentemente de influência militar, fazia uso de diversas armas como, por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc., além do combate desarmado que sobre influência do nobre Naresuen , que separou o treinamento em armado e desarmado vindo a evoluir para o Pahuyuth, que é um sistema militar com formas de combate em pé e no chão, que por sua vez a partir de 1930, com determinação da Thai Sports Comission e sob comando do Grão mestre Jukarska, veio a originar o Muay Thai moderno, com luvas, divisão de pesos, lutas em ringues e com arbitragem por pontos.

Muay Thai na Era Sukhothai


     A capital da Tailândia se situava em Sukhothai por volta do ano 1781-1951 do calendário budista(1238-1408 D.C.). Inscrições em colunas de pedra em Sukhotai indicam que ela travava constantes batalhas com seus vizinhos. Conseqüentemente, a cidade tinha que instilar em seus soldados conhecimentos e perícias sobre o uso de armas como espadas e lanças, e também como utilizar o corpo como uma arma em situações de combate corpo-a-corpo desarmado. Golpes como chutes, joelhadas, socos e cotoveladas eram então desenvolvidas. Durante os períodos de paz, os jovens do sexo masculino em Sukhothai praticavam Muay Thai para construção do caráter e melhorar as suas habilidades de auto-defesa. Estas habilidades poderiam servi-los bem durante seu tempo no exército então a pratica do Muay Thai tornou-se um bom costume. Centros de treinamento de Muay Thai cresceram ao redor da cidade, por exemplo, o Centro de Treinamento Samakorn em Lopburi. Alguns situavam-se em áreas de templos onde os monges atuavam duplamente como instrutores
     Durante esse período, o Muay Thai foi considerado como uma arte elevada e passada como parte do currículo da realeza. Tinha como intento tornar bons e bravos guerreiros com ótima forma física em grandes e bravos governantes. O primeiro Rei de Sukhothai, Phokhun Sri In Tharatit, acreditava tanto nos benefícios do Muay Thai que mandou seus dois filhos para treinar no Centro de Treinamento Samakorn para prepara-los para tomar posse do trono. Em 1818-1860 do calendário budista(1275-1317 D.C. Phokhun Ram Khamhaeng escreveu um tratado sobre guerra na qual incluía o ensino do Muay Thai tal como de outras técnicas de luta.


Muay Thai na Era Krungsri Ayutthaya


      A Era Ayutthaya durou de 1988-2310 do calendário budista (1445-1767 D.C.). Este período foi caracterizado por freqüentes guerras entre a Tailândia, Burma e Cambodia. Desse modo, jovens homens se preparavam desenvolvendo suas habilidades de auto-defesa. As técnicas eram ensinadas por mestres experientes. O treinamento era passado do Palácio Real para o público. O Centro de Treinamento de espada Phudaisawan era muito famoso naquela época, e possuía muitos pupilos/discípulos. Eles eram treinados com espadas de vime nas artes da luta com espadas e armas de haste. Eles também eram treinados para lutar desarmados e assim aprendiam técnicas de Muay Thai. Além de ensinar a lutar, os Centros de Treinamento também educavam seus discípulos em assuntos do dia-a-dia.


A Era do Rei Naresuan 2133 - 2147 no calendário budista (1590-1604 D.C.)


      O Rei Naresuan teria convocado jovens de sua idade para treinar com ele. Eles eram treinados para serem guerreiros bravos e confiantes. Tinham que ser habilidosos com todas as armas e em boxe. O Rei Naresuan escolheu o Regimento de Patrulha para lutar em guerrilhas. Foi esse regimento de soldados que foram capazes de libertar a Tailândia de Burma durante aquela época.


A Era do Rei Narai 2147-2233 no calendário budista (1604-1690 D.C.)


     Durante esse período a Tailândia viveu em paz e houve um grande desenvolvimento por todo o Reino. O Rei Narai patrocinava e promovia os esportes, especialmente o Muay Thai, que tornou-se um esporte profissional. Nessa época havia muitos Centros de Treinamento de boxe. O ringue de boxe era montado em praças regulares onde uma corda poderia ser deixada de forma a demarcar um quadrado para indicar a área de luta. Boxeadores enrolavam suas mãos com cordões que eram mergulhados em goma grossa ou alcatrão. Esta técnica era chamada de Kad-Chuck (enrolado com cordões) ou Muay Kad Chunck (boxear com mãos enroladas com cordões). Boxeadores usavam uma bandana, chamada de Mongkon, e um amuleto, ou pa-pra-jiat, amarrado em volta da parte superior de seus braços quando lutavam.
     Boxeadores não lutavam de acordo com peso, altura ou idade. As regras eram simples: a luta durava até que houvesse um vencedor incontestável. Apostas acompanhavam as disputas. Vilas podiam eventualmente desafiar umas as outras para disputas de boxe e o boxe tornou-se uma das atividades principais das festas populares e festivais.


Rei Prachao Sua 2240 - 2252 no calendário budista (1697-1709 D.C.)


    O Rei Prachao Sua, também conhecido como O Rei Tigre assim como Khun Luang Sorasak, amava Muay Thai de maneira especial. Uma vez ele foi, vestindo roupas simples, para um distrito chamado Tambol Talad-guad com quatro de seus guardas reais. Lá ele entrou em uma competição de boxe. O promotor do evento não reconheceu o Rei, mas sabia que o boxeador vinha de Ayutthaya. Ele deixou o Rei lutar contra excelentes lutadores da cidade de Wisetchaichan. Eram eles Nai Klan Madtai (punhos matadores), Nai Yai Madlek (punhos de ferro), e Nai Lek Madnak (punhos ou socos duros). O Rei Tigre venceu todas as três lutas. O Rei Prachao Sua também treinou seus dois filhos, Príncipe Petch e Príncipe Porn, no Muay Thai, em luta com espadas, e em luta livre.
     No final do Período Ayutthaya, após a segunda derrota para Birma no ano de 2310 do calendário budista (1767 D.C.), havia um boxeador digno de nota.


Nai Khanomtom


     Nai Khanonmtom foi um prisioneiro de guerra capturado belos Birmaneses quando Ayutthaya foi saqueada pela segunda vez no ano de 2310 do calendário budista (1767 D.C.). Em 2317 do calendário budista (1774 D.C.), o Rei Birmanes, Rei Angwa, quis realizar uma celebração para o Grande Pagoda em Rangoon. Lutas estavam envolvidas nas celebrações. Bons lutadores de Muay Thai foram chamados para lutar contra os lutadores Birmaneses. No dia 17 de março daquele ano, Nai Khanomtom lutou e derrotou 10 lutadores birmaneses sucessivamente sem descanso entre as lutas. Foi a primeira vez que o Muay Thai foi utilizado em competição fora da Tailândia. Pelo seu feito, Nai Khanomtom foi homenageado sendo chamado de o Pai do Muay Thai ou o Inventor do Muay Thai, e o dia 17 de março é agora considerado o Dia do Muay Thai.


Muay Boran


     Muay Thai Boran ou simplesmente Muay Boran é a Pai da Arte Marcial conhecida mundialmente pelo nome de Muay Thai. O Muay Boran é um estilo antigo de Muay Thai e registros históricos revelam que a arte deve ter pelo menos 200 anos de idade, mas acredita-se que a arte originou-se e evoluiu junto com o Reino do Sião (a Tailândia) a alguns milhares de anos atrás.
     Agora o nome Muay Boran geralmente vem indicando em verdade uma mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como Estilos Regionais de Muay Boran (como exemplo o Muay Chaiya, Muay Korat, Muay Luang, etc). Cada nome significa geralmente a província aonde originou-se o estilo. Em resumo, hoje em dia Muay Boran virou sinônimo de Muay Thai antigo.
     O Muay Boran ficou recentemente conhecido mundialmente através do filme Ong Bak protagonizado pelo tailandês Tony Jaa. Neste filme ele utiliza algumas técnicas de Muay Boran em combate, além de algumas técnicas de Krabi-Krabong.


Krabi-Krabong

É uma arte marcial tailandesa que usa vários tipos de armas como espadas , lanças , bastões e etc.


MUAY THAI NO MUNDO

     Hoje há muitas discussões sobre "Muay Thai Holandês", "Britânico", "Francês", etc. Bom, o Muay thai é TAILANDÊS e ponto final. O que existem são regras de competição, metodologias, sistemas de treinamento, adaptadas em cima do nome Muay Thai.
     O Muay Thai foi para o Japão em 1965, através do empresário Osamu Nogushi (Urnamed Thai Combat - Hard Stockman), onde foi efetuada a primeira adaptação internacional na modalidade, quando os Japoneses implantaram a modalidade com o nome de Japanese Kickboxing. Posteriormente vários lutadores de Karate Kyokushinkaikan, que é uma modalidade de contato, migraram para o KickBoxing, como por exemplo, Kenji Kurosaki, Toshio Fujiwara , A. Takashi, Yoshiji Soeno , Takashi Azuma, e outros.
      Na década de 70 o grande Karateka Holandês Jan Plas foi para o Japão para se aperfeiçoar, quando trava contato com o Mestre Kenji Kurosaki, que já estava totalmente engajado no KickBoxing Japonês e como conseqüência direta, Jan Plas introduz o Muay Thai na Holanda fundando o Mejiro Gym, de onde saíram diversos campeões como Rob Kaman e Andre Manaart. Posteriormente Johan Vos, dos Vos Gym, também originário do Kyokushinkaikan, e treinador dos campeões Ernesto Hoost e Ivan Hypolite, abre seu espaço no Muay Thai, desencadeando uma demanda de vários professores para o Muay Thai, como Thom Harinck, que era o Holandês mais graduado da Kyokushinkaikan Européia e estruturou burocraticamente a modalidade na Holanda e fundou a famosa Chakuriki. Professor Cor Hemmers também tem sua origem no Kyokushinkaikan e no Japanese Kickboxing, porém ele foi buscar aperfeiçoamento direto na fonte, ou seja, na Tailândia, passando pelos campos Sithyodhtong, Muang Surin e Vorapin, sendo reconhecido como o melhor técnico europeu e o único a ter atletas campeões na maioria dos pesos, desde os mais leves até os mais pesados.
     Os introdutores na França foram Patrik Brison e Roger Paschy, ambos também com a mesma linhagem do Kyokushinkaikan e KickBoxing Japonês do Mestre Kurosaki . Uma clara influência disso vemos no grande lutador do K -1,Jerome Lebanner , que é Francês e tem sua origem técnica nessa estrutura. Posteriormente vemos com as imigrações Tailandesas, várias mestres e lutadores Tailandeses desembarcarem na França. Dessa forma a França foi despontando e aperfeiçoando o "seu Muay Thai", tanto que na atualidade a França é apontada como o melhor "celeiro" de lutadores de Muay Thai na Europa, perde para a Holanda somente em quantidade de praticantes, pois nos Países Baixos o Thai Boxing é muito popular; Na França é notável e marcante a influência Thai na estrutura técnica atual e principalmente nas regras, sendo o único país europeu a assumir o regulamento Tailandês na íntegra.
    No caso da Inglaterra a situação foi atípica, a introdução se deu através do Mestre Sken, apesar de Tailandês, ele na verdade era dissidente do Taekwondo, ou seja, a sua técnica era um misto de um Taekwondo apuradíssimo, aliado a uma técnica de Boxe e Muay Thai de nível amador, de seu grande amigo Master Toddy. No período inicial viam-se muitos atletas do TKD britânico lutando no Muay Thai, justamente por essa influência do Master Sken, onde é perceptível nesse período uma "plástica diferente" nos eventos da Inglaterra, muito chute alto, saltando, giratórias, uso restrito de joelhadas, pouco clinch e raramente ocorria um nocaute. Com desentendimentos internos, Mestres Toddy passa a formar seu próprio grupo, pois mesmo com seu Muay Thai somente de nível amador, tem uma origem correta e estruturada. Algum tempo após tais fatos é implantado na Inglaterra a Royal Thai Airlines, que culmina com a vinda e imigração de vários Tailandeses. Fatores somados, que como conseqüência imediata, tem a melhoria do nível técnico do Muay Thai Britânico, tanto que tiveram um grande campeão mundial, o lutador Ronnie Green que foi o primeiro ocidental a unificar os títulos de KickBoxing e Muay Thai.
     Nos EUA, em 1969, Ajarn Pop, grande campeão do Chomburi, e por mais de 10 anos entre os melhores lutadores da Tailândia, tentou introduzir o Muay Thai no país, porém o momento histórico não era ideal. O Mestre de Taekwondo John Rhee acabava de desenvolver equipamentos de proteção para que as competições de Karate de semicontato fossem mais soltas e com maior nível de contato, surgindo o FULL CONTACT, que chegou a ser conhecido como Boxe Americano, de tanto que se desenvolveu nos EUA. Mesmo assim vários mestres Tailandeses imigraram para os EUA e faziam competições entre suas academias, bem a nível informal, mas com um conceito básico, o primor pela técnica do Muay Thai. Dentre os vários, podemos citar Mestres Naknakorn, Tong Trithara (sobrinho do mestre Pop que introduziu o Muay Thai oficialmente nos EUA), Puk, Janjuntê, Kyet, Surachai, Master Toddy, e outros.




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário