Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Como andam os pés dos japoneses.

Olá pessoal, hoje vamos aprender que no Japão, não só os sapatos, mas os pés são simbólicos!

 
Durante vários séculos para os japoneses a beleza da mulher estava no tamanho dos pés, assim como no comprimento dos cabelos. A mulher que tivesse o cabelo maior que o próprio corpo seria a mais bonita, assim como a que tivesse os menores pés. Existia o costume de enfaixar os pês das meninas para que não se desenvolvessem e atrofiados atendessem ao padrão de beleza.


Veja os pequeninos pés dessa senhora.


E eu costumava achar os sapatos do Goku estranhos...

No Japão não se entra em casa e muito menos na casa dos outros com o mesmo sapato que andou na rua. Logo que entra em uma casa existe um local chamado genkan (hall de entrada) onde você deve deixar os seus sapatos e normalmente há uma espécie de chinelo chamado surippa (são chinelinhos próprios para andar dentro de casa e existem de todo tipo, com base de madeira, de palha, de pano) e no inverno é comum usar esses suripas ,para você colocar e entrar na casa. Eles acreditam que ao retirar os sapatos, eles se libertam de todas as “energias impuras” lá de fora, da rua. Tirando os sapatos sujos e deixando-os na “genkan”, você não deixará que essas energias invadam a harmonia do seu Lar.












(Geta) Os tamancos de madeira começaram a ser usados como um tipo habitual de calçados para sair à rua a partir do século VI, quando o advento do budismo acabou com o sacrifício de animais para que fosse feitos sapatos de couro.
Os tamancos ficam presos aos pés por uma corda que passa entre os dois dedos, e são plantadas em cima de dois blocos, que os elevam do solo. Isso conferia as pessoas uma graciosidade de estátuas, e possuía, além do mais, a vantagem prática de proteger seus quimonos.

Já as gueixas usam tamancos que costumam ser altos 12 a 20 centímetros e a área que tocam o chão corresponde à metade do comprimento dos pés.














(Zori) Constituem exemplos clássicos de economia em matéria de concepção. As solas e os cordões das alças são por vezes inteiramente feitos de palha de arroz, tecida. Essa palha é mais abundante subproduto da colheita anual de arroz. Sendo tão barata a palha de arroz é empregada na feitura de vários objetos de uso. 
A corda de palha de arroz é utilizada para atar fardos de produtos agrícolas, os quais são muitas vezes embrulhados em esteiras de palha tecida. Biombos e certos artigos de vestuário, até mesmo sapatos para a neve são feitos de palha de arroz.




Todo mundo conhece a famosa marca de sandálias “Havaianas”, ou quase todo mundo deve ter uma, certo?
O fato é que na realidade as havaianas não são havaianas, são japonesas. Sim, japonesas! Pois foram inventadas no Japão, e até a década de 70 no Brasil, o que vocês conhecem hoje por havaianas os nossos pais chamavam japonesas. Nada mais justo! 
O que ouve foi o crescimento de propaganda nesse produto, é claro que os japoneses desenvolveram o modelo com outro tipo de material (chinelo feito com palha de arroz, Zori).Mais tarde a indústria brasileira se aproveitou dessa invenção secular (do período Heiã), e modernizou o produto.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário