Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Deusa-sol no mito Xintoísta

Olá pessoal, hoje vamos para falar um pouco sobre o que significa o sol para os japoneses, toda a sua simbologia e importância para a cultura nipônica.



Diz o mito xintoísta que, em tempos bem remotos, o deus Izanagui lavou seu olho esquerdo, e assim deu à luz a grande deusa Amaterasu, a deusa do sol. Mais tarde, Susano, o deus das planícies costeiras, matou um cavalo sagrado que pertencia Ama no Uzume (deusa da alegria), em seguida atirou a cabeça do cavalo sobre o quarto de tear da deusa. Isso amedrontou tanto a Amaterasu que ela se escondeu numa caverna rochosa no céu, bloqueando a entrada com uma grande pedra. O mundo mergulhou na escuridão, o caos se instalou na terra. Demônios e animais venenosos corriam livres, destruindo toda a criação dos deuses.


Assim os deuses conceberam um plano para fazer Amaterasu sair da caverna. Juntaram galos cantantes que anunciam o amanhecer e fizeram um grande espelho. Em arbustos sakaki penduraram joias e tira de pano, e enfeitaram-nos com flores e ervas aromáticas. Depois a deusa Ama no Uzume passou a dançar, provocando os risos dos deuses. Todo isso despertou a curiosidade de Amaterasu, que olhou para fora e viu-se no espelho.O reflexo atraiu-a para fora da caverna, quando então o deus da Força agarrou-a pela mão e trouxe-a ao ar livre. Novamente do mundo foi iluminado pelos raios da deusa Sol.





No mito xintoísta, a deusa Sol criou as ilhas que formam o Japão. A relação dos japoneses como sol vem da religião, isso reflete diretamente em elementos como a bandeira japonesa, conhecida em japonês como Nisshoki ou Hinomaru (disco solar), que é uma esfera vermelha sobre um fundo branco, está esfera representa o sol nascente. Para os japoneses é bastante prazeroso ver o nascer o do sol e o espalhamento de seus raios sobre o oceano. Os dois ideogramas que compõem a palavra Nihon (ou Nippon, “Japão”) significam sol e origem, onde o sol nasce.



















No período da Segunda Guerra Mundial a bandeira japonesa sofreu modificações, expandido dezesseis raios vermelhos, que foi historicamente usada pelas forças armadas, em especial pela a marinha, mostrando assim, a soberania e expansão nipônica sobre outras nações. Com o fim da guerra a bandeira retorna sua forma original, mantendo o sol sozinho, e soberano, sendo motivo de orgulho para os japoneses, pois o sol tem grande importância, sobretudo a bandeira simboliza uma ligação com a natureza.


1 comentários: