Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de março de 2012

Hina Matsuri (Festividades das bonecas)

Hina Matsu é um dos mais importantes festivais religiosos do Japão, que é comemorado no dia 3 de março. Faz-se uma exposição  de bonecas, retratando uma antiga família imperial.


O Festival Hina Matsuri era dedicado às meninas japonesas, como se fosse preces para que elas crescessem com saúde.( período Edo).
Originou-se do primeiro festival chamado hatsuzekku, onde um  dos símbolos é o hinadan (altar) de bonecas (hinaningyo), qeu representa a corte imperial do período Heian.

  No final do período Edo, as bonecas serviam como amuletos sagrados para espantar o mal. Durante o mês de março, o hinadan será instalado na biblioteca João Hideo Matsumoto, na unidade Vergueiro da Aliança.

  O templo Shimogamo, em Kyoto, e algumas cidades da província de Tottori, até hoje praticam o Nagashibina, ritual onde barcos de palha flutuam pela corrente, carregando bonecos feitos de papel (oribina), flores de pêssego e bolinhos de arroz. 

Existe a crença, que o barco irá retornar do reino celestial trazendo paz e proteção divina.

Durante o festival são preparados comidas especiais, como o hina arare (arroz frito doce); hishimochi (bolinho de arroz em forma de diamante, nas cores branco, verde e rosa), chirashizushi (arroz de sushi) misturado com frutos do mar e algas nori, e é servida uma bebida doce chamada shirozake, feita de arroz fermentado, um tipo de saquê.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário