Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

Yakuza: A misteriosa e temida máfia japonesa (parte1)

 Olá pessoal, nesta segunda-feira vamos entender como se originou a máfia japonesa, não que ela seja algo a ser admirado, mas em nível de conhecimento é muito interessante entendermos a sua origem.


A Yakuza também conhecida como gokudō, é uma das mais antigas organizações criminosas do mundo! Teria origem nos centros urbanos durante o século XVII, sobretudo na cidade de Osaka. Inicialmente a Yakusa era composta por ambulantes e jogadores profissionais, mas a partir de 1600, vários samurais passaram a compor a máfia, dando um caráter militar, tendo como base relações de fidelidade entre o padrinho (oyabun) e seu protegido (Kobun). Também se formou uma hierarquia dentro da organização, quando também foram inseridos outros membros de classes sociais que não pertenciam à classe militar como comerciantes e artesãos, chamada Hinin (não humanos), são eles carrascos, carcereiros e pessoas vinculadas a espetáculos. Já os Eta (maculados)são vinculados a trabalhos ligados a morte, como abate de animais, manipuladores de sangue.

 


Há algumas referencias sobre a fortificação da Yakuza quanto organização criminal, que aponta como fator primordial, a unificação japonesa e o fim das guerras civis, que deixou milhares de samurais preparados para batalhas que passaram a não mais existirem e os deixam completamente “desempregados” e destituídos de suas funções como militares. 

Uma das vertentes que comprova essa teoria seria a cerimônia de consagração dos membros da Yakuza que consiste na troca do copo de saquê, que representa a entrada no clã e os laços de sangue.

A ligação com a origem samurai tornou “romântica” a visão sobre a Yakuza contemporânea, pois está ligada a questões honrosas e lendária dos samurais no Japão antigo, o que torna o assunto sobre a máfia, algo agrdável e até místico, pois se assemelha a uma lenda ou a um conto japonês.
 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário