Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Origami (Arte da Dobradura de Papel)

Olá pessoal,hoje vamos aprender que Origami é muito mais do que dobrar papel!

O origami (dobradura de papel) surgiu na China há 1.800 anos. Foi levado ao Japão entre os séculos VI e X, juntamente com o papel, por monges budistas chineses. No inicio era acessível apenas à nobreza, sendo usado em diversas cerimônias. Por muitos anos, a tradição e as formas criadas a partir de uma folha quadrada de papel foram passadas apenas de geração para geração.

A arte popularizou efetivamente quando o Japão passa a fabricar papel e ganha grande impulso. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.)

A arte de dobrar papel era conhecida como orikata. Ainda hoje, as figuras feitas em origami são carregadas de simbolismos: o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade; e o tsuru,( A mais famosa figura de origami, é o desejo de boa sorte, felicidade e saúde.)
 No Japão, era comum fazer origamis de diversas formas, que eram queimados em rituais fúnebres para que o espírito da pessoa falecida pudesse ter na outra vida tudo o que almejava. Dobraduras imitando cédula de dinheiro e postas em envelopes vermelhos eram queimadas nas festas de casamento, com o objetivo de desejar prosperidade ao casal. Acredita-se que quem fizer mil tsurus, com a mente fixa em um desejo conseguirá realiza-lo.







                 
                    A lenda do Tsuru


Sendo o tsuru um dos mais populares origamis, tem uma lenda muito famosa no Japão. Não se sabe quando exatamente surgiu, a lenda conta a história de um jovem camponês que trabalhava nos campos de arroz, e repente deparou-se com uma ave ferida, com uma flecha em uma das asas. 

O rapaz muito bondoso retirou a flecha da ave. Tsuru levantou voou e deixou cair sobre o rapaz três lágrimas. Alguns dias depois apareceu a porta da casa do jovem rapaz uma linda moça, que pediu para pernoitar em sua casa, o rapaz de nobre coração acolheu a moça em sua residência, e logo os dois se apaixonaram e casaram-se. Com o passar do tempo tiveram grandes dificuldades financeiras, foi quando a esposa disse ao marido: Construa um quanto de costura, para que eu faça roupas e você as possa vendê-las. Mas lembre-se, ficarei dias e noites costurando, e você jamais deverá entrar no quarto. A mulher passou a costurar mais e mais e foi ficando fraca e abatida, então decidiu parar. O marido insistiu para que a esposa costurasse uma ultima peça de roupa, a esposa acabou cedendo à vontade do marido. Então ela trancou-se no quarto de costura, passou-se os setes dias que era de costume, o marido preocupado, espiou com a porta entreaberta, e percebeu uma ave que estava sobre o tear, costurando as lindas roupas era, e usava suas próprias penas como linha para o tecido. 

Ele percebeu que a mulher era a ave ferida que ele havia encontrado há algum tempo. O marido não acreditou no que viu e voltou para a sala, alguns dias depois a mulher saiu do quarto com a roupa nas mãos, olhou para o marido e disse: “Aqui está a sua roupa. Agora eu vou embora, não posso mais ficar aqui depois que você descobriu quem eu sou!”. Então ela se transformou novamente em tsuru deixando três lágrimas caírem sobre o rapaz e foi embora.

No dia nove de agosto no Japão comemora-se o dia da Paz, quando os japoneses homenageiam as vítimas das bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, durante a segunda guerra mundial. Nessa data, milhares de tsuru são colocados em memoriais erguidos em homenagem às vítimas da tragédia, uma tentativa de pedir paz para o mundo.


 


Segundo a lenda que fizer mil tsurus mentalizando um desejo conseguirá realiza-lo. Tendo fé nessa lenda SadoKo SasaKi, uma menina que escapou das bombas atômicas (com dois anos de idade), junto com sua mãe. Dez anos depois a menina desenvolveu leucemia, devido à radioatividade que foi exposta devida da explosão da bomba de Hiroshima. 


Durante o tratamento, Sadoko começou a fazer drobaduras de papel, mentalizando sua cura, infelizmente ,no dia 25 de outubro de 1955, ela faleceu ates que chegasse a fazer os mil origamis,chegando a 964 tsurus. A noticia do esforço de Sadoko se espalhou pelo o Japão e mais de três mil estudantes fizeram uma campanha para a construção de um monumento em Hiroshima. O apelo foi atendido e no Parque da Paz foi inaugurado um monumento com a estátua de Sadoko Sasaki erguendo um origami de tsuru.






A história de Sadako Sasaki é considerada como um dos símbolos da luta pelo fim das armas nucleares, e a vontade de viver da menina japonesa que mesmo doente se pôs a fazer mil tsurus de papel são vistas como um símbolo da paz,no Dia da Paz milhares de pessoas enviam tsurus ao Monumento da Paz das Crianças e, visitam todos os memoriais erigidos com esse propósito em “Hiroshima e Nagazaki” depositando milhares de Tsurus, para mostrar que a esperança e o desejo de dias melhores ainda existem em nosso planeta.







Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário