Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As flores como motivo de inspiração (Ikebana)

Olá pessoal, semana passada falamos sobre os bonsais e hoje vamos conhecer a Arte do Arranjo Floral (Ikebana).

Para ter um pouco da natureza dentro de casas, os japoneses desenvolveram as artes do bonsai e do Ikebana . (flores vivas) ou Kado ( a via das flores).

O ikebana consiste em procurar reproduzir “a harmonia entre o céu (shin), a terra (Soe), e o homem (Tea ou HiKae)” dentro de um vaso. Assim, flores e galhos cuidadosamente escolhidos são fincados numa base com pregos de pontas voltadas para cima. Procura- se respeitar a forma original dos elementos, cortando-se uma ou outra folha para que o conjunto seja harmonioso ao combinar cores, altura, largura de cada elemento, assim como o formato e o tom do vaso.
 
Essa arte existe desde o século XVI e, com o tempo, foram desenvolvidas cerca de três mil escolas, ou melhor, três mil concepções diferentes do que seria a harmonia do universo retratada no ikebana. 

O Ikebana clássico exige um vaso feito especificamente para ele. É importante também saber o siginificado de cada flor usada na composição do Ikebana.



O arranjo passou a ser coloca em aposentos onde eram realizados a cerimônia do chá, sendo considerada a arte do Ikebana  um processo espiritual, um caminho para a evolução interior. No Japão os arranjos são colocados no tokonama (um pequeno altar que existe nas casas),é considerado o local mais importante,pois o Ikebana representa um elo entre o céu a terra e o homem e a harmonia entre eles.


Nas últimas décadas, materiais não naturais como o plástico ou mesmo flores artificiais também têm sido usados.

Quem é fã do Naruto, deve ter assistido um episódio em que acontece uma luta entre Sakura e Ino, durante a luta as duas relembram a infância, uma aula sobre arranjos florais. Ino explica para Sakura a simbologia de cada flor que componente do Ikebana. 

Ino diz a Sakura que para fazer um arranjo é preciso uma flor principal e depois as flores secundárias para compor o arranjo. Ino mostra a saukura as flores cosmos, “ elas também são chamadas botões de cerejas do outono, e são as mais bonitas dessa estação, seu nome vem de uma palavra que significa harmonia, elas se harmonizam com todas as flores, qualquer folhagem fica prefeita num arranjo.”


Diferente do que pensam "os pais", nos animes também há cultura. Existem coisas que vocês podem aprender na escola, ou assistindo ao Naruto. ( Mas não usem isso como desculpa pra não ir à escola) Ok?
Na segunda metade do século as famílias japonesas foram obrigadas a adotar sobrenomes, o que não ocorria antes. Optaram por referencias a natureza, como os que começam e terminam com yama(montanha)  Mizu, (água),  kawa (rio)hayashi (bosque), além de nomes de árvores como matsu,(pinheiro) ,take (bambú), sakura(cerejeira). Também há referencias de nomes relacionados à natureza modificada pelo o homem, como os campos de arroz, como Ikeda (campo plantação próxima ao lago), Yamada (campo plantado na montanha).



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário