Total de visualizações de página

domingo, 17 de junho de 2012

Yakuza: A misteriosa e temida máfia japonesa (parte 3))



Olá amigos, vimos em postagens anteriores à história da Yakuza, sua relação com os samurais, com as mulheres e a sociedade, também como seus membros ficaram conhecidos por suas tatuagens extravagantes, e como estas são má vista na sociedade japonesa, pois caracterizam membros da Yakuza .

Continuando...

Como todas as organizações criminais, a Yakuza possui um chefe. Quando o chefe morre e não há ninguém que possa substituí-lo a esposa quem assume temporariamente o comando do grupo.

Os clãs são organizados em famílias, e possuem uma rígida hierarquia.
Oyabun –(pai)- é o chefe
Wakashu- são seus os filhos
Kyoday- são seus irmãos.

Todos eles devem total obediência e lealdade ao chefe, e em troca recebem proteção de todo o clã, esses temem a morte do Oyabun e concordam ou devem concordar com tudo o que ele determinar.


Existem dois tipos de Yakuza:
1°- Yakuza pertencente a clãs
2°- Yakuza “autônomos”

Os “autônomos” têm dificuldades para agir, pois os grupos não permitem que eles autem em seus territórios. Estes são usados pelos os clãs como espiões, ou realizam serviços “sujos” para que o clãs não seja envolvido. Um autônomo pode criar um grupo do nada, isso se não for assassinado, mas como é de costume o autônomo acaba se tornando membro de um clã já existente.
Quando um indivíduo entra em um grupo ele é proibido de sair, porque há o risco do vazamento de informações.


Wakagashira- (O chefe dos filhos e dos irmãos Shateigashira- é o terceiro na autoridade,) é o segundo em autoridade, e também serve como intermediário sendo um tipo de supervisor das ordens cumpridas.
Uma típica família tem cerca de 20 a 200 membros,essas famílias geralmente tem suas origens com nomes Shibatsu, Yakasa, Shiatsuta, Tashiro, Tonoco,Hirata, Shematse, Tokesho, entre outras.



Dentro da Yakuza existem ainda alguns rituais, como o Yubitsume que consiste em cortar a falange do dedo mindinho como um pedido de desculpas. Este ritual tem sua origem na maneira tradicional de segurar a espada japonesa, pois sem o dedo mindinho o guerreiro tem menos firmeza no manejo da espada.

Quem nunca viu em filmes "vários japoneses tatuadas e sem o dedo mindinho

As histórias sobre os feitos da máfia Japonesa renderam filmes em Hollywood e vários games com a série Grand Thief Auto. Há registos da atuação da Yakuza durante a primeira e a segunda Guerra Mundial, segundo alguns livros que relatam as ações de repressão durante a Segunda Guerra Mundial, sobretudo ações sobre os coreanos.










Aconteceu....

 Um fato bastante curioso aconteceu no dia 26 de maio de 2005 quando o então Presidente Lula (agora ex-presidente) e na época sua atual primeira-dama Marisa Letícia visitaram o Parlamento Japonês na Viagem Oficial ao Japão. Lula com seu caloroso Jeito brasileiro conheceu o Imperador Japonês e ao invés de cumprimenta-lo com uma mesura como é de costume, Lula esticou a mão para cumprimenta-lo. Bem caro leitor, isso para o Imperador Japonês já deve ter parecido estranho, mas temos outro fato a considerar... Lembrando que o lula não possui o dedo mindinho da mão esquerda.... O que deve ter imaginado o Imperador Japonês....





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário