Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Setsumbun( Festividade dos grãos ou ritual para expulsar demônios)

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a festividade Setsumbun, que é um ritual antigo e muito importante para a população japonesa adeptas do xintoísmo!



Setsubun é uma festividade comemorada no dia 3 de fevereiro, marca a terminação do inverno e o inicio da primavera, que tem origem na festa cerimonial e ritualística chamada Tsuina ou Oniyarai, que acontecia no fim do inverno, no palácio do imperador Japonês, no período Heian (794-1185).

Duas figuras orientais representam esse ritual, Oni e uma mulher. Com base em uma antiga lenda, uma senhora tenta roubar um objeto de valor de homem velho, este assume sua forma se transforma em Oni (ogro). A senhora tomou um susto e atirou a primeira coisa que veio as mãos, que foram grãos de soja, assim deu origem a Mamemaki (jogar grãos para expulsar demônios).

Os japoneses acreditam que a soja é um bom purificador, que tem o poder de expulsar os maus espíritos e expulsar a má sorte.

Mamemaki (jogar grãos para expulsar demônios) é geralmente conduzido pelo toshiotoko (algum membro da família que tenha o signo correspondente ao ano). 

Os japoneses seguem e acreditam no Horóscopo chinês, então este não o toshiotoko foi alguém do signo de dragão, pois este ano corresponde ao ano do dragão. 

Caso não aja ninguém da casa que corresponda com o signo vigente o ritual é conduzido pelo chefe da família. Assim o toshiotoko passa a representar a “mulher” enquanto outro membro da família desempenha o papel de Oni ( ogro), que representa demônios e maus espíritos, que usa uma máscara característica, enquanto o resto da família joga para fora grãos torrados para fora da residência. As pessoas catam repetindo “Oni Wa soto! Fuku wa uchi!” (Demônio e má sorte para fora! Sorte na casa).


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário