Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Culinária artificial (プラスチックフード)

Quem não fica maravilhado com a sutileza e perfeição do sushi e sashimi? O sabor exótico, leve e sofisticado, combina perfeitamente com a forma e as cores dos ingredientes perfeitamente harmoniosas. Os japoneses realmente inventaram a comida dos deuses! Além de serem os maiores consumidores de peixe do mundo, a culinária japonesa conta com outra iguaria, a comida artificial, ou comida de plástico. Só que essa especialidade deve ser apenas admirada e nunca degustada!

A técnica de produzir comida artificialmente é muito antiga, mas foi somente após a Segunda-Guerra Mundial que se tornou popular. Hoje existem na cidade de Tóquio varias lojas especializadas em reprodução de comidas típicas japonesas. Vários restaurantes fazem encomendas dos pratos principais e exibem-nos para os clientes.


Antes a “comida” era feita com cera colorida, que era aquecida e moldada em recipientes de agua fria. Hoje, os materiais usados são diferentes, mas a técnica é a mesma, que passou por várias gerações. É comum o uso de silicone, isopor e cera, que buscam sobre tudo a perfeição com a realidade do objeto reproduzido.





 As comidas mais reproduzidas são as marmitas japonesas, as chamadas “bentô”, que é desmontada, e seus ingredientes são presos no fundo de um recipiente, depois joga-se silicone por cima, assim a forma fica perfeita!

A parte mais delicada é a pintura, que segundo os japoneses é preciso concentração e espiritualidade, o artesão precisa está em perfeita paz e harmonia com a natureza, pois somente assim a arte ficará perfeita!








 Mais do que um exemplo de comida nutritiva o “Bentô”, a marmita japonesa, é uma refeição bem preparada com carinho e criatividade! As marmitas japonesas são sempre bem coloridas e organizadas como uma obra de arte! As crianças longo aprendem a preparar sua marmita, e por volta dos doze anos não precisam mais do auxilio dos país para que a refeição fique perfeita. As marmitas coloridas também são usadas como uma técnica de atrair as crianças para a refeição, assim as mães bem criativas usam todo tipo de artificio, como bolinhos em forma de animais, tomatinhos pequenos e coloridos. No Japão é bem caro comer fomar, então as pessoas costuma levar de casa o “Bentô”, assim se alimentam bem e sem custos! Em todos os lugares no Japão, na hora do almoço são comum pessoas apreciando sua marmita acompanhada de chá verde, e mesmo que eles estejam com uma garrafa bonita não se engane, não é refrigerante!Nós podemos ver atrávez de animes famosos o quanto é popular o "Bentô", na escola, no trabalho, está sempre presente no dia a dia dos japoneses. 




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário