Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A lendária espada Samurai

A principal arma do guerreiro era sua espada. O privilegio de usar essa lamina mortífera e afiada como uma verdadeira navalha, passou a ser reservada aos cavaleiros samurais. 





Alguns homens de berço mais humilde também possuíam espadas e a utilizavam para abrir caminho para a gloria. Uma espada não era, porém, apenas uma arma. Para os samurais, de modo especial era um objeto central de um elaborado culto a honra. Os samurais tinham hábito de dormir com espadas ao lado do travesseiro. Quando um jovem samurai estava para nascer, uma espada era levada para o quarto. E quando um samurai morria, sua espada era colocada ao lado do seu leito de morte.





Eles acreditavam que as espadas possuíam poderes milagrosos e tinham vida própria. Os soldados derrotas em combate oravam no santuário do deus da guerra, Hachimâ, questionando o porquê de sua espada perder o espirito.



Devido á importância das espadas e da significação mística a elas vinculada, os fabricantes de espadas eram uma classe coberta de honrarias. Iniciavam seu trabalho com grande solenidade. Antes de forjarem suas lâminas, jejuavam e se submetiam a uma purificação ritual, e trabalhavam em suas bigornas e forjas vestidas de roupas brancas, semelhantes às vestes dos sacerdotes. Seus esforços eram bem recompensados, as espadas japonesas eram bem superiores ás feitas em qualquer parte do mundo. Só com o desenvolvimento da moderna metalúrgica de caráter cientifico os europeus no século XIX conseguiram fabricar espadas de qualidades semelhantes às japonesas.


Os japoneses eram capazes de fabricar aço muito duro, mas as espadas feitas desse aço tendiam a se partir. Os artesoes sabiam fabricar aço mole que não se partia, mas as espadas perdiam rapidamente o fio. Partes das espadas eram feitas de diferentes tipos de aço que poderia se tornar mais dura dependendo do processo de resfriamento e aquecimento.
Essas maravilhosas lâminas era utilizadas como armas mortais e cortar cabeças humanas era fácil para elas. Esse golpe final era tão comum que os guerreiros por vezes usavam golas a prova de decapitação, visando prologar suas vidas. Mas a espada era capaz de cortar uma armadura, e até mesmo partir um homem ao meio, de um só golpe.




As espadas eram bens de herança,passando de geração nas famílias dos samurais. Muitos jovens eram obrigados a aceitar espadas recém-formadas, sem linhagem, ficando naturalmente ansiosos para conhecer uma espada de valor.
As espadas novas eram experimentadas em fechos de palha, ou em caldáveis, a fim de saber se a espada apresentava qualidades.


A katana, arma padrão dos samurais e também dos ninjas para a prática do Kenjutsu (a arte de manejar a espada). Era usada tradicionalmente pelos samurais, juntamente com a Wakizashi.Apesar dos samurais terem desenvolvido tradicionalmente a esgrima usando uma espada manejada pelas duas mãos juntas, existem estilos de kenjutsu que possuem técnicas com ambas as espadas ao mesmo tempo. O conjunto das duas armas chama-se daisho, literalmente "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais. 

A espada de um samurai também servia para a restauração de sua honra, através do Seppuku, (ritualístico suicídio dos samurais), era mais honroso realizar o Seppuku, o que morrer em uma batalha tendo sua cabeça decapitada por seus inimigos e servindo de símbolo da vitória de seu oponente.


4 comentários:

  1. olá faço esgrima e domino o kenjutsu e tambem domono o daisho,sou o unico da minha turma que domina essa tecnica meu mestre
    sempre fala que eu sou deçendente samurai,sera que sou mesmo?srsrs

    ResponderExcluir
  2. eu daniel mensurai gostaria de ter uma espada lendaria se algem souber onde vende favor entrar em contato pelo imal danielfefer@hotmail.com.abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel, acho que uma espada lendária é difícil de comprar, porque esse tipo de espada é passada por gerações nas famílias japonesas, e mesmo a Era samurai tendo chegado ao fim, com o surgimento de clãs de camponeses armados, as espadas samurais do século XVIII custam um alto preço, coisa de colecionador, que podem ser vistas em museus ou pertencem a famílias tradicionais. Mas se você quer adquirir uma Katana comum pode procurar na internet, alguns sites vendem e pelo o que eu sei qualquer pessoa pode comprar, sem nenhum problema quanto ao porte de armas. Mas espero que você tenha dezoitos anos, por conta da responsabilidade de possuir uma arma..rsrsr! Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  4. si alguem quer vende uma espada samurai preta de cabo azul ou todo preto entre em contato
    MSN: dheyvison_gatinho@hotmail.com

    ResponderExcluir