Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sho-gatsu ou Festividade do Ano Novo


No Japão o ano novo é comemorado de 1-3 de Janeiro, que é uma das festividades mais importantes. O Sho-gatsu é uma festividade Xintoísta e é de origem chinesa. O mais importante antes do ano novo é a purificação, coisas velhas são jogadas fora, as casas são “limpas”, como se os problemas do ano que passou ficassem para trás com a poeira que é jogada pra fora das casas. Tudo isso ocorre devido à ideia de purificação para banir o mal.
Os japoneses comemoram o primeiro dia do ano enviando cartões nengajou (descrevem o animal do ano, chamado de eto), O eto de cada ano tem referencia no horóscopo chinês, nesse ano é o ano do Dragão.
A meia-noite no ano novo pode se ouvir em qualquer lugar no Japão o joyanokane o badalar de um templo, ou dos sinos dos altares são tocados 108 vezes assim que o novo ano nasce.
No dia de ano novo as pessoas vestem suas roupas mais finas, os kimonos mais bonitos e realizam o hatsume (visita a um templo, ou altar onde rezam para um no de sorte).
Varias pessoas deixam seus antigos omamori (artefato de encantamento) para serem destruídos e compram novos para as mais variadas razões. O mais importante é comprar o hamaya (artefato de encantamento no formato de um aro que é pendurado na casa para proteger a família no ano que surge). 
Algumas pessoas comprar um emma (quadro de orações para serem deixados em altares)e escrevem seus desejos nele. Pode-se ainda ver o Shishimai (Dançarinas de Lion) que executam danças de boa sorte.

As pessoas também visitam amigos e parentes. Em casa bebem sake e comem um prato especial de ano novo, chamado osechi servido comumente em uma caixa de madeira própria - jubako. Também costumam servir uma deliciosa sopa, zoni, com um tipo de bolo de arroz cozido chamado mochi (lê-se moti). 

As casas são decoradas com a bandeira nacional japonesa e ornamentos especiais de ano novo, como o shimenawa (cordas de palha de arroz trançadas, penduradas na passagem da porta), shimekazari (pendurado na parte de cima da porta). As pessoas colocam ainda dois jogos de kadomatsu (pinhos para a porta) com três ramos de bambu e algumas flores da ameixa. O kadomatsu simboliza a árvore para a descida dos deuses. 

 
Na casa, o kagamimochi, bolo redondo de arroz decorativo, é colocado num altar. Esses artefatos são permanecem do dia 01 até o dia 07 de janeiro (porém, antigamente era deixado até o dia 15), período conhecido como matsu no unchi.
 




A família então visita os parentes (ou vice-e-versa) e as crianças recebem otoshidama, pequenos envelopes contento uma pequena quantidade de dinheiro, cerca de 5.000 a 10.000 yenes. Muitos jogos tradicionais também são jogados, como o hayoeta e o kakutatori, este último data, notavelmente, de antes do período Heian. As notáveis cartas contêm versos de poesias antigas japonesas e as pessoas devem tentar combinar as partes do poema. Um outro jogo, chamado de sugoroku, que necessita de dados e um papel especial com um número de imagens impressas. O objetivo é lançar os dados para que a combinação dos números caia sobre certas figuras.
 

Existem ainda brinquedos que são tradicionalmente utilizados nessa época, como o koma e takoage. São muito populares entre as crianças. Uma música infantil chamada "Oshogatsu" menciona esses brinquedos e muitos outros famosos.





Após os jogos, um atrativo da sorte especial é criado com um número de ideogramas, belamente escrito em um pedaço de papel. É chamado de kakezame e hoje é muito mais uma tradição japonesa do shogatsu do que chinesa.
No dia 15 há a Parada do Departamento de Fogo nas máquinas (motores) e performance acrobática especial representando os antigos combatentes de fogo. Isso é chamado de dezomeshiki.




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário