Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bonsai (Árvores em bandeja)


Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os bonsais, essa magnifica arte de cultivo de plantas em miniatura.

A palavra bonsai tem origem japonesa, (bom= vaso+sai=árvore).

Há referencias do cultivo de plantas em bandejas no Egito e na Índia, mas a que se refere o bonsai veio da China durante a Dinastia Tang.(O Japão sofreu grande influencia da cultura chinesa, mas falaremos desse assunto em outra ocasião). Nesse período os chineses desenvolveram técnicas de jardinagem e de arvores em miniaturas denominadas Penjing (paisagem de bandeja).


No Japão, a cultura do bonsai chegou através dos monges budistas, ficando restrita a nobreza, que assim como a cerimonia do chá verde prosperava se tornando parte da cultura japonesa.








Qualquer planta, mesmo frutífera, que tenha um tronco robusto, pode se tornar um bonsai. O importante é manter as características naturais de harmonia com o recipiente onde está plantado.



                                    Bonsai de Umê (Prunus mume), uma planta frutífera do Japão.


Alguns estilos dessa arte:





Hoje, bonsais são vendidos em lojas de departamentos, centros de jardim, e muitos outros lugares. Entretanto, a maioria desses são cortados ainda verdes e não são o verdadeiro bonsai produzidos por mestre de bonsai. A maioria das árvores compradas hoje são conhecidas pré-bonsis e a maior parte é usada como ponto de partida. Um bonsai de boa qualidade demora muitos anos para crescer e desenvolver e às vezes pode ser comprado por mestre especialistas ou de coleções privadas.
Segundo os preceitos da cultura japonesa, que valoriza a natureza e a arte como uma forma de devoção, encontra no bonsai a junção perfeita entre essas vertentes. A cultura dos bonsais chegou a Europa, França, Inglaterra, também chegou ao ocidente, mas de forma mais restrita, através de exposição e também em feiras de competições.


No ano de 1984, o cinema americano exibiu o filme, Karatê Kid- A hora da verdade. Estrelado pelo o jovem Ralph Macchio (Daniel Larusso) que tem comomestre Sr. Kesuke Miyagi, interpretado por Pat Morita. Vocês devem estar se perguntando: Mas o que tem haver Karatê Kid com bonsai?
Tudo caro leitor!

Essa foi à primeira versão do filme,que não tem nada haver com o Jackie Chan, até porque, ele é chines, e não japones, mas isso é outra história!

Continuando... No filme Sr. Miyagi tem verdadeira devosão por bonsais, ensina o jovem Daniel não apenas a lutar Karatê, mas também um pouco cultura de cultivação dessas magnificas árvores em miniatura. 

O Sr. Myagi presenteie-a o jovem, um kimono com um bonsai desanhado nas costas. Parece que deu sorte, pois Daniel se saiu muito bem, venceu todas as lutas.

Sabemos que muitos dos nossos leitores nem haviam nascido quando
Sabemos que muitos dos nossos leitores nem haviam nascido quando esse grande sucesso do cinema estreou. Apesar de ser antigo o filme tem uma história muito legal, (nos anos 80 os filmes também eram bons, apesar da baixa qualidade de efeitos e imagens, se nos compararmos com a tecnologia aplicada nos dias de hoje). Vale a pena conferir e relembrar!
esse grande sucesso do cinema estreou. Apesar de ser antigo, o filme tem uma história muito legal, (nos anos 80 os filmes também eram bons, apesar da baixa qualidade de efeitos e imagens, se nos compararmos com a tecnologia aplicada nos dias de hoje). Vale a pena conferir e relembrar!

1 comentários: