Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

RPG. As origens!



Olá turma, hoje vamos falar sobre RPG, como este é o nosso primeiro trabalho na área, vamos iniciar com uma coisa bem simples:
O que é o RPG?

Vamos iniciar com uma pequena história:

Os jogos de guerra existem desde que o homem inventou a guerra, simular o que ocorre em um campo de batalha até mesmo se tornou um passatempo. Um ótimo exemplo disso é o Xadrez e o Go, mas algumas pessoas não queriam se limitar a um tabuleiro tão pequeno e com tão poucas peças. Uma guerra é mais do que isso.

Foi aí que H.G.Wells (isso mesmo, o criador de A Guerra dos mundos) em 1915 publicou um livro com regras básicas sobre jogos de guerra chamado Little Wars (aí, fãs de jogos de estratégia: vocês devem uma a ele), mas a ideia não emplacou. Só em 1953 que Charles Roberts criou o primeiro jogo de guerra de tabuleiro com regras específicas. Teve algumas dificuldades no inicio, mas hoje, graças a ele, temos a empresa Avalon-Hill, uma das maiores companhias de jogos do mundo, que em 1998 foi vendida para Hasbro Games. Mas isso tudo é só uma pequena faísca. Vamos para o fogo de verdade.

Nos anos 60 e 70 a indústria dos chamados Wargames teve um ótimo crescimento, a juventude da época estava alucinada pelos jogos de guerra e, lógico, pela ficção cientifica, foi quando ele veio, o arrebatador de nerds, O SENHOR DOS ANÉIS (Salve Mestre J.R.R.Tolken!!!!), não é necessário dizer que em pouco tempo as batalhas do mundo moderno deram lugar a guerras épicas de fantasia medieval como a do Abismo de Helm, mas ainda sim os jovens tinham uma dificuldade muito grande em jogar neste tipo de cenário, como por exemplo: Quanto de dano causa um Balrog; quão alto um Wyvern pode voar e por aí vai.

Era uma questão de tempo até que alguém pudesse adaptar as regras dos Wargames para o ambiente do mestre Tolken. Foi aí que eles surgiram: Ernest (Gary) Gygax e DaveArneson. Usando como base as regras de um Wargame chamado Chainmail (cota de malha), onde que, inspirados na aventura de um pequeno grupo de aventureiros, que Gary ou David (não se sabe muito bem) havia inventado uma fortaleza intransponível e o outro havia mandado apenas os seus três melhores guerreiros para invadi-la pelos esgotos, e assim surge nosso primeiro RPG, mais ou menos como conhecemos hoje.

Continuaremos essa fabulosa história semana que vem!
By: Moisés Paiva
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário