Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2011

O que é o Ecami?


E.C.A.M.I.  (Evento Cultural de Animes e Mangás de Ipu) é um projeto cultural elaborado pelo GRUPO BANKAI, com fins culturais, educacionais e atrativos para a cidade de Ipu. O evento tem pretensões de ser realizado periodicamente, tornado se assim, parte do calendário cultural e dos costumes de nossa cidade.
O evento procura exercitar com suas ações, uma resposta as seguintes questões: de que forma Ipu pretende ser referência Cultural? O que existe em termos artisticos, culturais e educativos no município que o caracteriza, o unifica e o representa? Uma ação cultural bem planejada e que guarde características únicas internacionais é capaz de qualificar o destino e o tipo de publico que o procura?
       O evento tem como objetivo maior transfromar IPU em CIDADE REFERÊNCIA CULTURAL.

OBJETIVOS GERAIS e ESPECÍFICOS

O Evento Realizar, na microrregião da Ibiapaba, na cidade de Ipu, o 1º Evento Cultural de Animes e Mangás, com a oferta de programação pedagógica (oficinas, shows, teatro, espaço da leitura e palestras) e uma intensa programação artística que beneficiará a comunidade da região ipuense e outras regiões do próprio Estado do Ceará. Integrar nesta programação o incentivo a conhecer algumas particularidades da cultura japonesa, interligando aspectos culturais locais com orientais. 

O Ecami é o primeiro evento de animês e mangás realizado na região da Ibiapaba, dirigido à formação de platéia através de palestras, bate-papo e shows, formação de leitores, difusão da literatura geral com ênfase na cultura japonesa e democratização do acesso à leitura através de um espaço destinado. O evento integra outras formas de cultura como o audiovisual e os shows performáticos como forma de integrar o público ao assunto "Cultura japonesa" e de tornar prazeroso o acesso e o interesse pela cultura em geral. A sua primeira edição acontece no dia 13 de Agosto de 2011das 8:00h da manhã as 18:00h da noite, no Instituto Kairós, no município de Ipu. O evento ainda congrega outros municípios da região como forma de integrar a cultura local e a japonesa.
De uma maneira inovadora, o Ecami pretende iniciar um trabalho de fomento a novas culturas, estimulando o surgimento de novas percepções, de novas tendências e principalmente proporcionar aos jovens ipuenses uma experiência única, uma nova visão sobre a cultura oriental.
O Ecami quer cumprir a missão de descentralização, ou seja, libertar a população de uma visão egocêntrica, proporcionando um relativismo cultural, onde se dá liberdade à cultura alheia, respeitando-a como algo diferente. A iniciativa é boa para todo mundo. Bem administrado, o Ecami contribuirá para o fomento à realização de novos eventos e programas que disseminam  valores, recursos de destinação popular, revertidos em fortalecimento da cultura. No conteúdo, o Ecami estimula o processo criativo através de concursos e oficinas em várias categorias, como desenho, leitura, RPGs, vídeo-games, etc.. As palestras e oficinas de desenhos e RPGs contribuem na disseminação de novos tipos de brincadeiras que estimulam a criatividade, baseado, como por exemplo, no sucesso do jogo UNO. O projeto ainda se configura como um grande indutor das artes, em especial as de desenhos, a partir da integração de elementos presentes na nossa cultura e da oriental, como o artesanato, a culinária, todos associados ao prazer do aprendizado, tornando-se fundamentais e importantes itens dentro do projeto. O Espaço Ipu e o Espaço da leitura, por exemplo, devem ser estratégias relevantes para a democratização do acesso ao livro e popularização desse importante bem cultural. Seja através do agente da leitura ou através de uma programação lúdica, o projeto propõem ampliar seu raio de ação e consolidar seus objetivos. O Ecami traz para a Região a perspectiva de se pensar em uma demanda sustentada nos talentos locais, sem perder de vista a possibilidade de absorção de outras culturas. Na área musical, o público terá a oportunidade de na 1ª edição assistir a shows musicais de bandas de rock regionais com temática relacionada ao evento.


E.c.a.m.i.
Evento Cultural de Animês e Mangás de Ipu


Realização: 




By: Diego Farias
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário