Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Yakuza: A misteriosa e temida máfia japonesa (parte 2)

Olá amigos! Semana passada, conhecemos um pouco sobre a Yakuza, e nessa segunda-feira, vamos entender como é estruturada essa facção criminosa.

 






Tradicionalmente, a máfia japonesa era composta apenas por homens. Nas avaliações histórias surgem em diversos períodos da história japonesa a desvalorização das mulheres. 
Durante o século XVII, a superioridade masculina era pregada como normas de educação; uma esposa deveria ser submissa a seu marido, e sempre se curva diante dele, nunca, jamais, em nenhuma ocasião poderia andar a frente ou igual com o marido, as esposas deveria ficar sempre dois passos atrás em relação à posição dos homens. 


Essa cultura de submissão nem sempre foi predominante, como vimos em uma postagem sobre a Guerreira Samurai, que não foi uma lenda, ela realmente existiu! Reveja a postagem: (http://ecamideipu.blogspot.com.br/2011/11/tamoe-gozen-guerreira-samurai.html)(...mas isso é outra história!)





As mulheres não pertenciam à máfia, e os maridos eram proibidos de comentar algo com as esposas, as mulheres não eram de confiança, poderiam revelar segredos peculiares e assuntos vitais para a sobrevivência da máfia. A única mulher que era respeitada era a mulher do chefe, mesmo assim ela não era considerada um membro da organização, não tinha acesso a planos e metas estabelecidas pela máfia. 
Quando o chefe morria, a esposa assumia o comando da Yakuza, mas temporariamente. Bom, isso ocorria até a de 1990, hoje várias jovens congonhem a Yakuza, e ocupam cargos de extrema importância, elas não são obrigadas a usarem tatuagens, mas precisam aprender artes maciais e a manejas espadas e utilizar armas de fogo.




 Falando em tatuagem...
 
As tatuagens ficaram sendo o símbolo da máfia japonesa.   

Vários integrantes dessa organização criminosa utilizam as tatuagens como um símbolo de sua lealdade ao chefe da Yakuza
É bastante comum desenhos de carpas e rosas, dragões, paisagens motanhosas, oceanos agitados e brasões de suas famílias, que geralmente cobrem todo o corpo, ou grande parte do corpo, as costas, pernas e braços. 
O desenho das tatuagens era baseado no teatro Kabuki.

As tatuagens serviam para definir os clãs que pertenciam, ou até mesmo os crimes que cometiam, assim como os anéis negros.













"No Japão em vários restaurantes, principalmente na cidade de Tóquio, é proibida a entrada de pessoas que tenham tatuagem a mostra. Essa prática de restrição de pessoas tatuadas em certos estabelecimentos é uma forma de proteção contra o crime organizado, a quem diga que isso é uma forma de preconceito, porque o simples fato de alguém ter uma tatuagem pode definir alguém como membro de uma organização criminosa, isso não quer dizer que seja, mas o prevenido povo japonês prefere não confiar!."**


2 comentários:

  1. adorei a postagem!
    bem esclarecedora, eu não sabia que as mulheres eram tão desvalorizadas assim na mafia de início. Sabia que usavam as tatuagens, mas não sabia quais eram os desenhos. Adorei

    ResponderExcluir
  2. adorei, achei bem informativo, não sabia que as mulheres eram tão descriminadas, mas como sempre, as mulheres mostraram que são tão capazes quanto os homens, e conseguiram seu lugar, até mesmo na mafia kkkk

    ResponderExcluir