quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fanatic + Magazine = Cultura e Diversão

Fanzine


Olá caros amigos, hoje estamos aqui para trazer a você um pequeno artigo sobre o Fanzine. Mas o que de fato é um Fanzine?

Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic. É portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política, com especial incidência em História em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.

Também se dedica à publicação de estudos sobre esses e outros temas, pelo que o público interessado nestes fanzines é bastante diversificado no que se refere a idades, sendo errônea a ideia de que se destina apenas aos jovens, ainda que estes sejam concretamente os que mais fazem uso desse meio de comunicção.
Prova desta afirmação é a de que os primeiros fanzines europeus, especialmente franceses e portugueses, foram editados por adultos, dedicando-se ao estudo de história em quadrinhos. A sua origem vai encontrar-se nos Estados Unidos em 1929. Seu uso foi marcante na Europa, especialmente na França, durante os movimentos de contra-cultura, de1968. Graças a esses movimentos, os fanzines são uma ferramenta amplamente difundida de comunicação impressa de baixos custos.

Dragon Ball AF (Autor: Toyble)
Alguns fanzines existem também do desejo dos fãs de dar continuidade a um mangá que seja famoso e tenha marcado época, como por exemplo Dragon Ball. Existem inúmeros fanzines que dão continuidade com muita criatividade às aventuras de Son Goku e os Guerreiros Z. Os mais famosos são Dragon Ball AF e Dragon Ball Milênio.

Fanzines como qualidade profissional são chamados de "prozines".

Fanzines no Brasil

O primeiro fanzine brasileiro foi o O Cobra, "Órgão Interno da 1.ª Convenção Brasileira de Ficção Científica" realizada entre 12 e 18 de Setembro de 1965 em São Paulo, o primeiro a tratar sobre histórias em quadrinhos foi Ficção (Boletim do Intercâmbio Ciência-Ficção Alex Raymond), criado por Edson Rontani em 12 de Outubro de 1965 em Piracicaba, São Paulo, o fanzine trazia textos infomativos e uma interessante relação de publicações brasileiras de quadrinhos desde 1905.

Woodstock Discos - São Paulo (SP)
Ambos foram criados em uma época que o termo que definia produção independente era "boletim".
Em São Paulo, onde a cena de rock e underground era forte nos anos 80 e os jovens se reuniam em frente a "Woodstock Discos" no Anhangabaú em busca de informações sobre as bandas e novidades dos estilos que então surgiam e hoje entraram para a história, surgiram os primeiros fanzines feitos de maneira mais eclética,um, inclusive tinha este nome: Ekletik. Nestes havia entrevistas, artigos sobre lançamentos, tournées, críticas sociais, grafite - então uma novidade e assim criando uma rede que com a internet apenas aumentou migrando para os blogs.

Fanzinoteca de São Vicente - São Vicente (SP)
A produção de fanzines no Brasil dos últimos anos vem crescendo e tem características de reação dos artistas e público ao descaso das editoras de quadrinhos com relação a produção nacional. Neste caso, os fanzines brasileiros possuem valor cultural e serão incorporados à história dos quadrinhos brasileiros por ser uma produção expressiva de quadrinhos no país diante da pequena produção editorial no início deste século.
Diante da grande produção de fanzines no Brasil, diversas iniciativas vêm sendo tomadas com o objetivo de registrar a produção nacional. Recentemente foi criada a Fanzinoteca de São Vicente que se tornou a segunda maior fanzinoteca do mundo por seu acervo de edições catalogadas. Em 2004 foi lançado o Catálogo oficial da Fanzinoteca de São Vicente contendo dados de 1.000 fanzines nacionais.

No Brasil, ocorrem anualmente duas grandes convenções de fanzines:
"Fanzinecon" e "Fanzine expo",as duas são parte integrantes de eventos de anime/mangá.

O Grupo Bankai aprecia sua visita!




Fonte: Wikipédia.
Editado por: David Oliveira.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

RPG. As origens!



Olá turma, hoje vamos falar sobre RPG, como este é o nosso primeiro trabalho na área, vamos iniciar com uma coisa bem simples:
O que é o RPG?

Vamos iniciar com uma pequena história:

Os jogos de guerra existem desde que o homem inventou a guerra, simular o que ocorre em um campo de batalha até mesmo se tornou um passatempo. Um ótimo exemplo disso é o Xadrez e o Go, mas algumas pessoas não queriam se limitar a um tabuleiro tão pequeno e com tão poucas peças. Uma guerra é mais do que isso.

Foi aí que H.G.Wells (isso mesmo, o criador de A Guerra dos mundos) em 1915 publicou um livro com regras básicas sobre jogos de guerra chamado Little Wars (aí, fãs de jogos de estratégia: vocês devem uma a ele), mas a ideia não emplacou. Só em 1953 que Charles Roberts criou o primeiro jogo de guerra de tabuleiro com regras específicas. Teve algumas dificuldades no inicio, mas hoje, graças a ele, temos a empresa Avalon-Hill, uma das maiores companhias de jogos do mundo, que em 1998 foi vendida para Hasbro Games. Mas isso tudo é só uma pequena faísca. Vamos para o fogo de verdade.

Nos anos 60 e 70 a indústria dos chamados Wargames teve um ótimo crescimento, a juventude da época estava alucinada pelos jogos de guerra e, lógico, pela ficção cientifica, foi quando ele veio, o arrebatador de nerds, O SENHOR DOS ANÉIS (Salve Mestre J.R.R.Tolken!!!!), não é necessário dizer que em pouco tempo as batalhas do mundo moderno deram lugar a guerras épicas de fantasia medieval como a do Abismo de Helm, mas ainda sim os jovens tinham uma dificuldade muito grande em jogar neste tipo de cenário, como por exemplo: Quanto de dano causa um Balrog; quão alto um Wyvern pode voar e por aí vai.

Era uma questão de tempo até que alguém pudesse adaptar as regras dos Wargames para o ambiente do mestre Tolken. Foi aí que eles surgiram: Ernest (Gary) Gygax e DaveArneson. Usando como base as regras de um Wargame chamado Chainmail (cota de malha), onde que, inspirados na aventura de um pequeno grupo de aventureiros, que Gary ou David (não se sabe muito bem) havia inventado uma fortaleza intransponível e o outro havia mandado apenas os seus três melhores guerreiros para invadi-la pelos esgotos, e assim surge nosso primeiro RPG, mais ou menos como conhecemos hoje.

Continuaremos essa fabulosa história semana que vem!
By: Moisés Paiva

terça-feira, 28 de junho de 2011

Conheça o novo console completamente maluco da Nintendo!!!



E3 na Los Angeles Convention Center em 2005
Olá, Hoje trazemos para vocês as últimas notícias sobre games e suas tecnologias, para darmos início a essa matéria vou lhes dar algumas informações. Nessa última E3 (A Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, é uma feira internacional dedicada a jogos eletrônicos), a Nintendo nos apresentou a sua mais nova criação.
O novo console da Nintendo foi batizado de Wii U, e ele parece uma versão esticada e tabletizada do DS, com todos os tipos de controles de movimento.
O controle tem uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas. Ele tem um d-pad, dois joysticks analógicos, uma câmera frontal, quatro botões nos cantos superiores, acelerômetros, motores de vibração e um microfone. Ele é compatível com o Wii original e seus acessórios, como o Wii Fit.
A Nintendo decidiu exibi-lo fazendo uma apresentação bem maluca: prendendo o controle em uma arma, ele se transformou em um tipo de mira para o usuário (no estilo do Silent Scope); em uma segunda
demonstração, colocado na posição retrato, ele foi utilizado para lançar algumas shurikens. Em outra, o jogador foi mostrado erguendo o controle como um escudo para se proteger de flechadas. Basicamente, você pode jogar um game completamente diferente na tela do controle, enquanto os outros jogadores jogam algo diferente na telona. Ou usá-lo para ter uma outra visão do que está rolando na TV. Em termos gerais, as possibilidades parecem ilimitadas. Jogatina em multiplayer com Wiimotes também soou como algo interessante — em um dos exemplos, o controle touchscreen exibia uma visão de janelas dividas do jogo, enquanto todo mundo via a tela completa normalmente com os Wiimotes.

Ele também tem habilidade de vídeochamada, um navegador e espelha conteúdo de vídeos e fotos direto na TV. A Nintendo foi bem clara ao dizer que o controle não é um console portátil. Todas as imagens que aparecem na tela vêm do Wii U, que as transmite via wireless.


Os jogos demonstrados na tela se aproximavam da geração atual de consoles, como do Xbox 360, em termos de gráficos. Isso dá uma ideia de como as coisas foram anabolizadas por dentro do Wii U. O Battlefield, por exemplo, rodou muito bem, assim como o FIFA.

Para os desenhista de plantão, o aparelho serve como table, com todas as ferramentas fundamentais. Possui navegador online, títulos de realidade aumentada e muito mais. Mesmo por parecer um game portatil, ele nao é um.






Aqui seguem dois vídeos sobre o assunto:
Demonstrações do Console:




Os gráfico do console em uso com o novo Zelda!!

O Grupo Bankai agradece pela preferência!
By: Eugênio Paiva

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O que é e o que faz um Mangaká!

Olá pessoal! Estamos aqui para avisar que frequentemente estaremos postando para vocês matérias interessantes sobre diversos assuntos da cultura NERD em geral. E para começar, aqui vai uma matéria que ajudará a entender melhor o mundo dos Animes e Mangás. O artigo que segue fala um pouco de forma direta sobre o que é e o que faz um Mangaká.
Atenciosamente, Grupo Bankai.

Mangaká
Mangaká (em japonês: 漫画家 lit. cartunista) É a palavra japonesa para um artista de quadrinhos ou banda desenhada. Fora do Japão, os mangás geralmente se referem a um livro japonês em quadrinhos e mangaká refere-se ao autor do mangá, que normalmente é japonês. Em 2006, cerca de 3000 mangakás profissionais foram trabalhar no Japão.

Etimologia
A palavra pode ser dividida em duas partes: Manga e ka (漫画家). O Mangá corresponde ao meio da arte que o artista usa: banda desenhada, ou quadrinhos japoneses, dependendo de como o termo é usado dentro ou fora do Japão.
O -ka () suffix implica um grau de especialização e autoria tradicional. Por exemplo, este termo não seria aplicada a um escritor de criar uma história que é então entregue a um artista de mangá para o desenho. O termo japonês para tal escritor de histórias em quadrinhos é sha gensaku. O termo gensaku-sha também é comumente usado para manga-kas. A frase significa "artista" no literal.

Mangakás Mais Conhecidos e Suas Criações:

- Yoshihiro Togashi:
Yu Yu Hakusho (Anime e Mangá)

Hunter x Hunter (Anime e Mangá)


 


- Akira Toriyama:
Dragon Ball (Séries -DB, DBZ, DBGT e DBKAI- Anime e Mangá)

Dr. Slump (Animes e Mangás)
Blue Dragon (Game)
Dragon Quest (Série de jogos de RPG)

 


- Masami Kurumada:
Cavaleiros do Zodíaco (-Saint Seya no Original-  Anime e Mangá)


 







- Masashi Kishimoto:
Naruto (Série Clássica e Shippuuden Anime e Mangá)

Karakuri

 


-Tite Kubo:
Bleach (Anime e Mangá)
 
Zombiepowder








Atenciosamente, Grupo Bankai!
Fonte: Wikipédia
Editado Por: David Oliveira

domingo, 19 de junho de 2011

Panfleto Ecami 2011! (Em andamento)

Pessoal, esse é o panfleto do Ecami 2011!
Colocamos logo o panfleto no blog a pedidos da galera que estava muito curiosa pra saber mais sobre o evento!
Está aí pra vocês.
Atenciosamente, Grupo Bankai!



domingo, 5 de junho de 2011

O que é o Ecami?


E.C.A.M.I.  (Evento Cultural de Animes e Mangás de Ipu) é um projeto cultural elaborado pelo GRUPO BANKAI, com fins culturais, educacionais e atrativos para a cidade de Ipu. O evento tem pretensões de ser realizado periodicamente, tornado se assim, parte do calendário cultural e dos costumes de nossa cidade.
O evento procura exercitar com suas ações, uma resposta as seguintes questões: de que forma Ipu pretende ser referência Cultural? O que existe em termos artisticos, culturais e educativos no município que o caracteriza, o unifica e o representa? Uma ação cultural bem planejada e que guarde características únicas internacionais é capaz de qualificar o destino e o tipo de publico que o procura?
       O evento tem como objetivo maior transfromar IPU em CIDADE REFERÊNCIA CULTURAL.

OBJETIVOS GERAIS e ESPECÍFICOS

O Evento Realizar, na microrregião da Ibiapaba, na cidade de Ipu, o 1º Evento Cultural de Animes e Mangás, com a oferta de programação pedagógica (oficinas, shows, teatro, espaço da leitura e palestras) e uma intensa programação artística que beneficiará a comunidade da região ipuense e outras regiões do próprio Estado do Ceará. Integrar nesta programação o incentivo a conhecer algumas particularidades da cultura japonesa, interligando aspectos culturais locais com orientais. 

O Ecami é o primeiro evento de animês e mangás realizado na região da Ibiapaba, dirigido à formação de platéia através de palestras, bate-papo e shows, formação de leitores, difusão da literatura geral com ênfase na cultura japonesa e democratização do acesso à leitura através de um espaço destinado. O evento integra outras formas de cultura como o audiovisual e os shows performáticos como forma de integrar o público ao assunto "Cultura japonesa" e de tornar prazeroso o acesso e o interesse pela cultura em geral. A sua primeira edição acontece no dia 13 de Agosto de 2011das 8:00h da manhã as 18:00h da noite, no Instituto Kairós, no município de Ipu. O evento ainda congrega outros municípios da região como forma de integrar a cultura local e a japonesa.
De uma maneira inovadora, o Ecami pretende iniciar um trabalho de fomento a novas culturas, estimulando o surgimento de novas percepções, de novas tendências e principalmente proporcionar aos jovens ipuenses uma experiência única, uma nova visão sobre a cultura oriental.
O Ecami quer cumprir a missão de descentralização, ou seja, libertar a população de uma visão egocêntrica, proporcionando um relativismo cultural, onde se dá liberdade à cultura alheia, respeitando-a como algo diferente. A iniciativa é boa para todo mundo. Bem administrado, o Ecami contribuirá para o fomento à realização de novos eventos e programas que disseminam  valores, recursos de destinação popular, revertidos em fortalecimento da cultura. No conteúdo, o Ecami estimula o processo criativo através de concursos e oficinas em várias categorias, como desenho, leitura, RPGs, vídeo-games, etc.. As palestras e oficinas de desenhos e RPGs contribuem na disseminação de novos tipos de brincadeiras que estimulam a criatividade, baseado, como por exemplo, no sucesso do jogo UNO. O projeto ainda se configura como um grande indutor das artes, em especial as de desenhos, a partir da integração de elementos presentes na nossa cultura e da oriental, como o artesanato, a culinária, todos associados ao prazer do aprendizado, tornando-se fundamentais e importantes itens dentro do projeto. O Espaço Ipu e o Espaço da leitura, por exemplo, devem ser estratégias relevantes para a democratização do acesso ao livro e popularização desse importante bem cultural. Seja através do agente da leitura ou através de uma programação lúdica, o projeto propõem ampliar seu raio de ação e consolidar seus objetivos. O Ecami traz para a Região a perspectiva de se pensar em uma demanda sustentada nos talentos locais, sem perder de vista a possibilidade de absorção de outras culturas. Na área musical, o público terá a oportunidade de na 1ª edição assistir a shows musicais de bandas de rock regionais com temática relacionada ao evento.


E.c.a.m.i.
Evento Cultural de Animês e Mangás de Ipu


Realização: 




By: Diego Farias